Soluções caseiras de beleza são uma alternativas para quem não quer sair de casa
Soluções caseiras são boas alternativas para manter os cabelos saudáveis. Especialista dá dicas criativas de como preservar a vitalidade das madeixas
Queda capilar, coceira no couro cabeludo, fios arrepiados e outras questões relacionadas ao bem-estar dos cabelos preocupam mulheres e homens de todas as idades. Calma! “Você não precisa de um salão de beleza”, diria o cantor Zeca Baleiro em dos sucessos que compôs. Segundo a tricologista funcional Valine Alencar, alguns problemas podem ser tratados em casa. Há 10 anos, a especialista se dedica aos cuidados dos pacientes com protocolos orgânicos, que prometem resultados eficazes.
Algumas dicas simples proporcionam tratamento dos fios no ambiente doméstico. Um primeiro ponto importante é não lavar os cabelos com água quente, pois o calor excessivo danifica os fios. O ideal fazer a lavagem em temperatura natural ou levemente morna. “Como prevenção contra o coronavírus, é recomendável lavar os cabelos todos os dias em que foi necessário sair de casa. Com água menos aquecida, os fios ficam bem mais macios”, recomenda.
Em caso de banho noturno, deve-se ficar atento para não dormir com os cabelos molhados. Além disso, é preciso desembaraçar os fios com escova de cerdas macias para evitar quebra. “Com a maior necessidade de lavagens, é recomendável usar xampu neutro, com baixo pH, ou com compostos orgânicos e naturais para limpar sem agredir o couro cabeludo nem ressecar os fios”, comenta a especialista.
Máscaras hidratantes também são boas alternativas e podem ser feitas em casa, durante o banho, ajudando no autocuidado. “Uma receita simples é feita com duas colheres de abacate maduro, uma colher de leite em pó integral, uma colher de mel e uma colher de limão. Misturam-se todos os ingredientes em um recipiente e se faz a aplicação com os cabelos limpos, com o xampu de preferência, deixando agir de cinco a 10 minutos. Depois, é só enxaguar bem e pentear”, ensina a tricologista Valine Alencar.
Da cabeça aos pés
Outra dica é fazer um escalda pés, que serve como um desintoxicador para todo o corpo, de forma simples e econômica. As alterações no couro cabeludo podem indicar que o organismo não consegue eliminar toxinas. Por isso, surgem caspas, coceiras e quedas. “Esquente um litro de água em uma chaleira, até que alcance cerca de 40 graus. Despeje em uma bacia e acrescente um punhado de sal grosso. Vá colocando os pés aos poucos e relaxe durante 20 minutos. Depois, é recomendável tomar um chá de laranja, camomila ou erva cidreira. Não esqueça de secar bem os pés, hidratá-los e vestir meias”, sugere a especialista.
Benefícios oferecidos por um fruto
Aliado para todos os tipos de cabelos, o óleo de abacate garante a redução dos fios arrepiados. O fenômeno conhecido como frizz é provocado por falta hidratação, quebra e fragilidade nos cabelos. “O produto pode ser usado nos fios secos, por duas horas, antes da lavagem, como um pré-xampu. Ou pode ser usado também diretamente no couro cabeludo como auxílio para dermatite, coceiras, caspas e psoríase”, recomenda a tricologista Valine Alencar. O óleo é facilmente encontrado em farmácias, supermercados ou em lojas on-line, ao custo médio de R$ 15 reais.
Para os homens, também é recomendável o banho, tanto para limpar os cabelos quanto a barba, que, preferencialmente, deve estar curta, facilitando a higiene. “O cabelo é a moldura do rosto e também um marcador de saúde. Com o distanciamento social, temos mais tempo para observar o nosso corpo. Essas alterações são sintomas de alterações metabólicas no organismo. Então, é algo muito além de perfumaria e cosmética – é saúde integrativa. O ideal é iniciar e continuar os cuidados, que podem ser realizados em casa com eficácia”, finaliza a especialista.
Redação Cerrado News