A drenagem linfática é uma técnica de massagem manual (DLM) que tem como objetivo estimular o sistema linfático a eliminar o excesso de fluidos do corpo. Apoiada em evidências científicas, a DLM é reconhecida e indicada para auxiliar em vários tratamentos estéticos, além de promover relaxamento e bem-estar.
Segundo o biomédico José Henrique, os efeitos fisiológicos da DLM são notados desde a primeira sessão. Algumas pessoas percebem logo a diminuição na retenção de líquidos, e com isso, a diminuição de edema e maior sensação de conforto e bem-estar. Com a continuidade das sessões os benefícios vão ficando mais notáveis.
José complementa que “é só através da massagem manual que se consegue estimular os linfonodos superficiais (gânglios linfáticos) de todo o corpo, e captar o excesso de líquido de forma mais precisa. Ela explica que alguns aparelhos podem ajudar na estimulação, mas devem ser usados junto com a massagem manual e, mesmo assim, tem que ser avaliado pelo especialista, que vai analisar indicações e contraindicações”.
O especialista ensina como se fazer em casa:
1 – Em pé, aplique cerca de uma colher de café do óleo vegetal de sua preferência nas mãos. Massageie a barriga em movimentos circulares e contínuos; 2 – Em seguida, acrescente movimentos de pinça, abrindo e fechando as mãos para estimular a circulação sanguínea na região do abdominal; 3- Apoie as mãos nas laterais da cintura e deslize com leve pressão até o centro da barriga cinco vezes com o intuito de marcar a cintura. Repita o movimento inicial e finalize. 4- Realize o procedimento por 30 minutos por pelo menos 2 vezes na semana, vale lembrar que a massagem deve ser acompanhada de exercícios físicos e uma boa alimentação
1 – Em pé, aplique cerca de uma colher de café do óleo vegetal de sua preferência nas mãos. Massageie a barriga em movimentos circulares e contínuos;
2 – Em seguida, acrescente movimentos de pinça, abrindo e fechando as mãos para estimular a circulação sanguínea na região do abdominal;
3- Apoie as mãos nas laterais da cintura e deslize com leve pressão até o centro da barriga cinco vezes com o intuito de marcar a cintura. Repita o movimento inicial e finalize.
4- Realize o procedimento por 30 minutos por pelo menos 2 vezes na semana, vale lembrar que a massagem deve ser acompanhada de exercícios físicos e uma boa alimentação
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia a DLM só é contraindicada para esses casos: infecções agudas, flebites e tromboflebites, câncer diagnosticados e em atividade, insuficiência cardíaca, hipotensão arterial, hipertireoidismo não tratado, asma brônquica grave e não tratada.
José finaliza explicando que “É possível fazer uma automassagem de forma simples e rápida. Além de ajudar na retenção de líquidos e o inchaço na barriga, ajuda a relaxar e ainda estimula o funcionamento do intestino”.
Marcela Yonaha educadora em uma escola está realizando a massagem e confirma o relaxamento que a mesma trás após a sessão. “Eu fazia as sessões com uma profissional antes da pandemia o que eu ainda acho fundamental, mas com o vírus estou evitando o contato desnecessário com outras pessoas, e então aprendi a fazer a massagem em casa vendo vídeos e por video chamada com a Karine que antes realizava o procedimento em mim, logo na primeira vez que faz já dá para perceber a cintura e o corpo mais leve, além disso estou praticando exercícios em casa e tentando manter uma alimentação equilibrada”. Finaliza.
Prós da DML
Clique aqui para cancelar a resposta.
Nome (obrigatório)
E-Mail (não será publicado) (obrigatório)
Website