De acordo com o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil – Enani, apesar do crescimento dos indicadores de aleitamento materno no Brasil, dados apontam que menos da metade, 45,7%, das crianças com menos de seis meses de vida recebem o aleitamento como alimento exclusivo. Já os índices de aleitamento materno continuado aos 12 meses (crianças de 12 a 15 meses) foi de 53,1%. O estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro avaliou 14.505 crianças brasileiras menores de cinco anos entre fevereiro de 2019 e março de 2020.
Para ajudar os familiares e as mães em amamentação e desmistificar crenças populares, a nutricionista do Fort Atacadista, Cibele Câmara, respondeu dúvidas corriqueiras no período da amamentação:
1) O que comer quando se está amamentando?
Primeiro devemos ressaltar que a mulher em lactação deve manter uma dieta saudável e equilibrada, o mais in natura possível.Realizar uma dieta rica em frutas, legumes e verduras, carboidratos integrais, proteínas de origem animal bem cozidas, evitando a contaminação da mãe por micro-organismos presentes em carnes mal cozidas. E consumir bastante água.
2) O que não comer (ou evitar) na amamentação?
As mamães devem evitar a ingestão de alimentos industrializados e com alto teor de gordura e sódio. Devem evitar também o consumo de frituras, de alimentos embutidos, refrigerantes, doces em geral e bebidas alcoólicas.
3) Como evitar as cólicas do bebê durante a amamentação?
O único alimento em que há estudos relacionados entre a dieta da mãe e a cólica nos bebês é o café, pois possui cafeína, então a ingestão de café deve ser controlada. Sabemos que alimentos mais formadores de gases podem vir a contribuir com as cólicas dos bebês. Alimentos como: trigo, leite e derivados, algumas frutas, alguns legumes como repolho, couve, milho. Mas cada dupla mãe-bebê tem suas particularidades, então a melhor forma é cada mulher com o tempo ir percebendo os alimentos que causam mais gases e as tão temidas cólicas.
4) Preciso de mais calorias durante a amamentação?
Sim, pois a lactante precisa produzir leite, e isso eleva o gasto calórico.
5) Preciso tomar mais água quando estou amamentando?
Sim, pois a o leite materno é composto em mais de 80% de água.
6) Eu adoro café: preciso evitar a cafeína?
Quando ingerida em excesso, a cafeína pode passar para o leite materno e afetar o sono do bebê, deixando-o mais alerta. Por isso, orientamos que a lactante não consuma mais de 3 xícaras de café por dia. Além da questão das cólicas já mencionada.
7) Posso consumir álcool durante a amamentação?
O álcool inibe o hormônio prolactina, que é responsável pela produção do leite, e ele também pode alterar o cheiro e o sabor do leite sendo assim recusado pela criança. Mais perigoso são as consequências diretas sobre o organismo da mãe. Uma pessoa alcoolizada perde os reflexos e a atenção, o que é muito arriscado se ela estiver cuidando de uma criança. E existem estudos que demonstram que ao expor crianças ao álcool através do leite materno pode causar reduções em suas habilidades cognitivas, observadas principalmente aos 6 a 7 anos de idade.
Uma última dica para contribuir com os esclarecimentos do Agosto Dourado é sobre economia doméstica. Economizar fazendo as compras nos atacarejos. Segundo dados da Nielsen, hoje, mais de 60% dos lares brasileiros realizam pelo menos uma compra por ano em lojas no formato atacarejo (onde há vendas de produtos tanto no atacado quanto no varejo). No Distrito Federal as lojas do Fort Atacadista, bandeira do Grupo Pereira, ficam nos seguintes endereços:
– SOL NASCENTE | DF | Quadra QNP 27 Área Especial 01 S/N
– TAGUATINGA | DF | FORT ATACADISTA 138
SDE Setor M Norte Qd. 1 Cj. A Lt. 1 – Av. Hélio Prates com M Norte | Taguatinga Norte
– CEILÂNDIA | DF | FORT ATACADISTA 75
CNN 1 S/N | Centro
Clique aqui para cancelar a resposta.
Nome (obrigatório)
E-Mail (não será publicado) (obrigatório)
Website