Saiba como cuidar do seu crespo
A maioria das indústrias faz pesquisas e vem inovando no desenvolvimento de produtos para fios ondulados e crespos já que 51,4% das brasileiras têm os cabelos originalmente cacheados ou crespos
O cabelo crespo tem uma beleza de tirar o fôlego, seja pelo seu volume, sua textura, seu balanço. Mas a verdade é que muitas pessoas, por falta de conhecimento sobre a curvatura, acabam não dando a ele o cuidado necessário.
De acordo com uma pesquisa da Unilever, realizada pela Kantar WorldPanel em 2012, 51,4% das brasileiras têm os cabelos originalmente cacheados ou crespos. Mas o formato ideal ainda divide opiniões: 30% conservam os cachos, enquanto 15,9% alisam e 5,5% relaxam os fios, tornando-os ondulados. A gente sabe que nem sempre foi fácil encontrar informações sobre esse tipo de cabelo, mas, esse passado ficou para trás.
A estrutura do cabelo é composta por medula, córtex e cutícula. A cutícula é a parte mais externa do fio, formada por várias camadas de células que se sobrepõem como telhas. Essas camadas agem como uma barreira contra as agressões externas, protegendo o córtex, proporcionando suavidade e brilho aos fios. Os cabelos crespos, em especial, possuem uma cutícula mais irregular quando comparada a outros fios, o que torna os fios mais frágeis.
Os fios crespos e ondulados exigem cuidados específicos. “O formato pode sugerir potência, mas em geral eles são finos e frágeis, com poucas camadas de cutículas”, explica o dermatologista João Carlos.
A maioria das indústrias faz pesquisas e vem inovando no desenvolvimento de produtos para fios ondulados e crespos. Em uma feira do setor realizada em 2016, por exemplo, 70% das marcas presentes apresentaram algum lançamento para esse tipo de cabelo.
Tipos de crespos
Cabelo crespo 4A: são cachos abertos e definidos, muito parecidos com os cabelos cacheados de tipo 3C. Tanto que muitas pessoas apresentam fios com curvaturas misturadas entre 3C e 4A na cabeça. Portanto, esse motivo também é possível considerar um cabelo 3C crespo em determinados casos. Apresentam formato espiral e ressecamento nas pontas.
Cabelo crespo 4B: cachos menores, estreitos e apertados, também mesclados com fios em formato ziguezague. Esses fios são extremamente ressecados e suscetíveis à quebra.
Cabelo crespo 4C: nesse caso as molinhas em espiral são quase imperceptíveis, apresentando o formato de “Z” praticamente em sua totalidade, com pouca ou nenhuma definição. Desse modo, são ainda mais ressecados e frágeis do que o fio 4B.
Cuidados essenciais com os cabelos crespos
Como já deu para perceber, o cabelo crespo é o mais sensível de todas as curvaturas, então, o cuidado com ele deve ser redobrado. Aliás, existem algumas dicas que podem salvar a vida dos seus crespinhos, além de deixá-los ainda mais lindos e protegidos.
- Lave pelo menos 2 vezes na semana
- Não penteie seco
- Use touca de cetim ou fronha para dormir
- Faça cronograma capilar
- Utilize produtos para as necessidades do seu cabelo
- Utilize óleos para umectação