Ação do GDF Presente retira 300 toneladas de entulho no Vale do Amanhecer
O trabalho conjunto de diversos órgãos do governo teve como objetivo evitar os criadouros do mosquito Aedes aegypti
As ruas do Vale do Amanhecer, em Planaltina, ficaram livres de 300 toneladas de entulho e inservíveis, graças a uma ação do GDF Presente. O recolhimento dos materiais tem como objetivo evitar a formação dos criadouros do Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya.
Em trabalho conjunto, a equipe do GDF Presente atuou com a participação de servidores da Divisão de Vigilância Ambiental (Dival), da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e da Secretaria DF Legal.
“Foi uma ação que movimentou o bairro, e o mais importante: ajudamos na saúde pública, diminuindo a proliferação do mosquito”, avalia o coordenador da Regional Leste da Secretaria das Cidades, responsável pelo GDF Presente, Guilherme Tabosa. “Foi só o início. Continuaremos com ação em todos os bairros.”
Combate à infestação
O lixo nas ruas é um problema crônico em Planaltina, já tendo sido identificado pelos agentes da Vigilância Ambiental que inspecionam os imóveis da região. “Estamos recolhendo os materiais que possam ser possíveis depósitos para o mosquito”, explica a chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental de Planaltina, Michele de Brito Peçanha. “Essa ação é de fundamental importância para diminuir o índice de infestação na cidade”.
Dono de duas lojas nas CRs 5 e 15, no Vale do Amanhecer, o empresário Antônio Pimentel de Moraes Júnior, 38 anos, conta que as ruas vivem repletas de entulho: “As pessoas jogam pneu, resto de obras, máquinas. Sempre tem muito lixo, então essa megarretirada é importante para evitar o mosquito da dengue, rato e escorpião que ficam nesses entulhos”.
Antônio lembra que três funcionários de seu estabelecimento chegaram a contrair a doença no ano passado. Para ele, o trabalho ajuda na contenção da dengue. A ação, destaca, dá outra cara à região. “Muda esteticamente o bairro, dá outra visão com as ruas limpas”, diz.
O administrador de Planaltina, Wesley Fonseca, informa que há um trabalho para mobilizar a comunidade sobre o descarte irregular de lixo e os perigos do acúmulo. “Além de fazer a limpeza, o foco principal é orientar a comunidade tanto sobre os perigos da dengue quanto sobre a existência de papa-entulhos na cidade”, comenta.
Cerrado News/*Com informações da Agência Brasília