Nélio foi treinador da campeã olímpica Maurren Maggi, que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.
O jovem começou na modalidade há quatro anos, treinando em Rialma. Bolsista do Pró-Atleta em 2022, Francisco passou a também treinar na pista de atletismo do Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.
Teve conquistas significativas no último ano, tanto em âmbito regional, como o título goiano adulto no salto em distância, com o recorde da prova, quanto no cenário nacional, como a medalha de ouro nos Jogos da Juventude, em Aracaju (SE).
Os resultados chamaram a atenção do técnico Nélio Moura, que convidou o jovem para treinar no ABC Paulista. Francisco Joaquim terá apoio logístico de transporte do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, para iniciar essa nova fase da carreira, levando a bandeira de Goiás para a elite do atletismo brasileiro.
Francisco comemorou o convite e falou sobre a importância do apoio do Governo de Goiás na sua trajetória esportiva.
“O apoio que tive em 2022 foi fundamental para eu conseguir chegar onde cheguei, e ter a oportunidade de treinar com o melhor técnico do Brasil. Comecei sem ter tanta condição, treinava descalço, encontrava muitas dificuldades., destaca
O jovem ainda enfatiza que com o Pró-Atleta pôde investir em materiais de qualidade, como sapatilhas. Também investiu na preparação em um local apropriado se desenvolver, como o Estádio Pedro Ludovico Teixeira.
Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues parabenizou Francisco e exaltou a trajetória do jovem atleta.
“Costumo sempre dizer que a formação de um atleta de alto rendimento envolve vários fatores. Temos potencialidade de descobrir e desenvolver talentos em municípios grandes ou pequenos”, destacou o titular da pasta.
O programa Pró-Atleta é uma iniciativa do Governo de Goiás tem como objetivo auxiliar atletas em busca de grandes resultados nas principais competições esportivas.
O projeto apoia 600 esportistas de oito a 35 anos, divididos em três categorias: estudantil, estadual e nacional. Ao todo são 600 bolsas, com valores de R$ 250 a R$ 750, sendo que 10% destas são reservadas para o paradesporto.
Cerrado News/*Com informações da Agência Cora Coralina
Ingredientes para preparar a bebida podem ser encontrados no Fort Atacadista e no Comper O…
Imunização contra doença é feita, principalmente, por meio da vacina pentavalente para crianças até 6…
Quem não conseguiu concluir as etapas da Educação Básica na idade adequada já pode solicitar…
“Projeto Alegria e Movimento” promove aulas de ritmos, ginástica funcional e pilates para todas as…
Essa conquista é fruto de trabalho em equipe da secretaria e de muita dedicação e…
Veja dicas para aproveitar ao máximo os quitutes desta época do ano As festas juninas…