Categorias: Segurança

Bombeiro do DF é condenado por furtar equipamentos da corporação e vender na internet

Segundo denúncia, acusado era tenente e tinha livre acesso ao depósito do Corpo de Bombeiros. Decisão é de segunda instância.

Ambulância do Corpo de Bombeiros na porta do Hospital de Base do DF – em imagem de arquivo — Foto: Corpo de Bombeiros / Reprodução

A Justiça do Distrito Federal manteve a condenação de um bombeiro militar pelo crime de peculato – desvio de bem público cometido em razão do cargo, para benefício próprio. Segundo a acusação, ele era tenente do Corpo de Bombeiros e vendia, na internet, equipamentos furtados do depósito da corporação.

No processo, o réu pediu para ser absolvido por falta de provas, mas os desembargadores entenderam que as provas juntadas ao processo eram suficientes.

O caso

Segundo o Ministério Público do DF (MPDFT), os furtos ocorreram entre agosto de 2017 e setembro de 2018. A denúncia afirma que o tenente tinha livre acesso ao Depósito do Grupamento de Busca e Salvamento (CSA, CST e Ensino) do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o órgão, o réu, “valendo-se da facilidade que lhe proporciona a qualidade de bombeiro militar, subtraiu diversos produtos pertencentes à corporação como cadeirinhas, freios de resgate, mosquetões, polias e trava-quedas”.

O caso foi descoberto depois que os responsáveis notaram “discrepância entre os objetos registrados e os constantes no depósito”. Eles fizeram buscas na internet e encontraram equipamentos idênticos sendo vendidos em um site, vinculado a uma empresa do bombeiro.

De acordo com o processo, depois que o tenente saiu do cargo de chefia que permitia o acesso ao depósito, os furtos pararam de ocorrer.

Ao votar pela manutenção da condenação, o desembargador Gilberto de Oliveira argumentou que o envolvimento do bombeiro no caso ficou provado.

“O crime restou comprovado pela apreensão no domicílio do réu de diversos bens coincidentes com os extraviados da corporação, que ele tentava vender na internet, e constatação de que ele possuía acesso livre e desvigiado ao depósito onde esses eram armazenados.”

  Cerrado News/ g1

Cerrado News

Postagens Recentes

Sabor tradicional da festa junina, quentão pode ser feito com cachaça ou vinho

Ingredientes para preparar a bebida podem ser encontrados no Fort Atacadista e no Comper O…

3 meses ago

Ásia e Europa têm surto de coqueluche e vacinação deve ser reforçada

Imunização contra doença é feita, principalmente, por meio da vacina pentavalente para crianças até 6…

3 meses ago

Seduc abre matrícula para Educação de Jovens e Adultos

Quem não conseguiu concluir as etapas da Educação Básica na idade adequada já pode solicitar…

3 meses ago

Casa da Cultura Mestre Sabá e Casa da Melhor Idade se unem em projeto, no Parque Ecológico de Valparaíso

“Projeto Alegria e Movimento” promove aulas de ritmos, ginástica funcional e pilates para todas as…

3 meses ago

Inaugurada Sala de Audiência do PROCON, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

Essa conquista é fruto de trabalho em equipe da secretaria e de muita dedicação e…

3 meses ago

Brasilienses seguem tradição dos Arraiais durante todo o inverno

Veja dicas para aproveitar ao máximo os quitutes desta época do ano As festas juninas…

3 meses ago