Produtos de limpeza com agentes químicos podem prejudicar a saúde dos pets
“Determinados produtos químicos podem prejudicar a saúde dos animais de estimação. Problemas dermatológicos causados por itens de limpeza não são exclusividade dos humanos.
“Determinados produtos químicos podem prejudicar a saúde dos animais de estimação. Um exemplo: problemas dermatológicos causados por itens de limpeza não são exclusividade dos humanos. Os pets também podem apresentar essas condições”, explica Eduardo Alvadjian, coordenador comercial da linha Casa e Meio Ambiente da Korin Agricultura e Meio Ambiente.
“Diversos agentes químicos, como hipoclorito de sódio, amônia e cloro, entre outros, podem ser prejudiciais para nossa saúde e, ainda mais, para a dos nossos pets. É possível manter a casa limpa com o uso de itens que utilizam ingredientes de origem vegetal, completa Eduardo.
Fique de olho nas embalagens!
Evite o uso de produtos com estes nomes: ácidos bórico, fosfórico, sulfúrico, clorídrico e oxálico; amônia, bissulfeto de sódio, cloro, hidróxido de sódio e potássio; hipoclorito de sódio, óxido de cálcio, peróxido de sódio, silicato de sódio e trietanolamina. Alguns deles causam intoxicação e até a morte do pet.
A intoxicação dos bichinhos não acontece só com a ingestão do produto de limpeza. Seu cachorro ou gato pode, por exemplo, lamber o seu pelo com uma substância nociva, comer uma planta ou grama que tenham recebido algum tipo de veneno para controle de pragas e até inalando gases com a mistura de produtos de limpeza que não deveriam acontecer.
São sintomas de envenenamento nos bichos:
– Apatia – quando os animais não estão passando bem costumam ficar mais quietinhos, sem vontade de brincar e até com problemas para se locomover.
– Falta de apetite – esse é mais um sinal que algo está errado. O peludo fica enjoado o que o faz evitar a comida.
– Respiração anormal – intoxicação e envenenamento aceleram os batimentos cardíacos o que os deixa bem ofegantes. Esse sinal não é um padrão, mas pode acontecer.
– Vômito e diarreia – sim, um dos dois ou ambos os sintomas podem ocorrer acompanhados ou não de sangue.