Categorias: AnimaisSaúde

Castração de cães e gatos pode ser reagendada no DF

Prolongamento do prazo tem a meta de diminuir o índice de faltas dos tutores

 

Agora é possível reagendar a castração de cães e gatos junto ao Instituto Brasília Ambiental, responsável pelo programa que oferece esse procedimento. Para marcar nova data, o tutor deve entrar em contato com a própria clínica na qual estava marcada a castração.

A Unidade de Gestão de Fauna (Ufau) do Brasília Ambiental adotou essa medida com o objetivo de reduzir o alto número de faltas dos tutores nos dias e horas marcados para a cirurgia. No site da autarquia encontra-se disponível uma pesquisa sobre o tema.

“Enviamos o questionário para todos os tutores que não compareceram no ano passado”, informa o assessor especial da Ufau, Rodrigo Santos. “Foram quase 2 mil ausências, um número bem significativo em um universo de 15 mil vagas ofertadas no ano de 2021. Queríamos saber por que eles não levaram seus animais para castrar.”

Prazo para quem quiser reagendar o procedimento não deve exceder um mês da primeira data marcada, salvo em casos de doença do animal | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

Ausências

O número de faltosos foi revelado pelo sistema de controle de atendimento adotado na relação do instituto com as clínicas conveniadas. Segundo Rodrigo Santos, inicialmente as ausências se aproximavam dos 50% e diminuíram para 20% a 25% com a redução de intervalos entre as campanhas de castração. Ainda assim, esse índice de faltas é considerado alto.

Nas pesquisas, o resultado apontou como maiores motivações para as ausências um conjunto de situações fortuitas, como impossibilidade do tutor em obter dispensa no trabalho para levar o animal, algum quadro de doença ou gravidez do pet, entre outros casos.

Esse resultado levou a Ufau a pensar no reagendamento como a melhor solução. “Mas [o reagendamento] obedece a regras, não é um ´cheque em branco´ para o tutor para que ele possa ir quando quiser”, explica Rodrigo. “Exceto em casos de doença do animal comprovada, o prazo não pode exceder um mês da primeira marcação.”

Campanhas

Atualmente o Brasília Ambiental mantém convênio com quatro clínicas para o serviço de castração de cães e gatos. São instituições localizadas em Samambaia, Gama, Ceilândia e Paranoá. Este ano já foram promovidas duas campanhas de castração, uma em janeiro e outra em março. A meta do instituto é realizar mais três.

Em 2021, o Brasília Ambiental fez cinco campanhas de castração, uma dessas somente para cadelas. Ao todo, 10.330 animais foram beneficiados com a cirurgia gratuita. No último ano também foram promovidas duas campanhas de vacinação e vermifugação, que beneficiaram cerca de 2 mil animais.

Cerrado News/*Com informações do Instituto Brasília Ambiental

Redação Cerrado News

Postagens Recentes

Sabor tradicional da festa junina, quentão pode ser feito com cachaça ou vinho

Ingredientes para preparar a bebida podem ser encontrados no Fort Atacadista e no Comper O…

3 meses ago

Ásia e Europa têm surto de coqueluche e vacinação deve ser reforçada

Imunização contra doença é feita, principalmente, por meio da vacina pentavalente para crianças até 6…

3 meses ago

Seduc abre matrícula para Educação de Jovens e Adultos

Quem não conseguiu concluir as etapas da Educação Básica na idade adequada já pode solicitar…

3 meses ago

Casa da Cultura Mestre Sabá e Casa da Melhor Idade se unem em projeto, no Parque Ecológico de Valparaíso

“Projeto Alegria e Movimento” promove aulas de ritmos, ginástica funcional e pilates para todas as…

3 meses ago

Inaugurada Sala de Audiência do PROCON, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

Essa conquista é fruto de trabalho em equipe da secretaria e de muita dedicação e…

3 meses ago

Brasilienses seguem tradição dos Arraiais durante todo o inverno

Veja dicas para aproveitar ao máximo os quitutes desta época do ano As festas juninas…

3 meses ago