DF: Contrata profissionais da saúde aposentados para reforçar atendimento em meio a pandemia
Governo afirma também que vai ampliar carga horária de servidores da saúde. Rede pública tem 6,1 mil aposentados.
Distrito Federal decretou estado de calamidade pública, por causa do aumento no número de casos de Covid-19, o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou que vai contratar profissionais de saúde aposentados para reforçar o atendimento nas unidades de saúde. Além disso, a carga horária dos servidores da saúde será ampliada de 20 para 40 horas.
A rede pública de saúde possui 6.181 profissionais aposentados. Servidores do Hospital Universitário de Brasília (HUB) também podem se inscrever para atuar emergencialmente.
A data de abertura das inscrições para o processo seletivo ainda não está está definida. Segundo o governo, poderão se candidatar médicos com as seguintes formações:
- Clínico
- Intensivista adulto
- Nefrologista
- Anestesiologista
- Neonatologisra
Em sua página na internet, o GDF informou ainda que “no caso dos neonatologistas, o profissional poderá ser pediatra que tenha atuado na especialidade”.
“Também serão contratados profissionais aposentados de outras áreas, como enfermagem e fisioterapia”, diz o GDF.
Carga Horária
Segundo o GDF, a carga horária dos servidores da saúde poderá passar de 20 para 40 horas. A alteração vale para os seguintes profissionais que atuam nas emergências, UTIs, unidades de cuidados intermediários e leitos de retaguarda da clínica médica:
- Médicos clínicos
- Intensivistas adulto
- Nefrologista
- Anestesiologista
- Neonatologista
- Infectologista
- Pneumologista
- Enfermeiros
- Fisioterapeutas
- Técnicos de enfermagem
- Técnicos de laboratório
- Técnicos de radiologia
Redação CerradoNews/Com informações G1 DF