DF segue em estado de alerta por causa da baixa umidade
Não chove em Brasília há 114 dias e ainda não há previsão de mudança no tempo
Com temperaturas elevadas e ainda sem previsão de chuva ou mudança de tempo, a previsão é que o Distrito Federal e grande parte de Goiás continue a registrar picos de baixa umidade, inferiores a 20%, nesta semana. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Desta forma, a Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), reforça a importância da população aumentar os cuidados com a saúde.
“De acordo com o INMET, estamos há 114 dias sem chuvas e com as temperaturas elevadas, a população sente ainda mais os impactos deste período de estiagem. Por isso é tão importante dar ainda mais atenção às medidas que minimizem os impactos à saúde, como manter-se hidratado e não descuidar de crianças e idosos, que são mais frágeis”, alerta o subsecretário da Defesa Civil, coronel Alan Araújo.
O DF encontra-se em estado de alerta, ou seja, com umidade abaixo de 20% por no mínimo três dias consecutivos. Há ainda dois níveis de classificação com os níveis de umidade relativa do ar: estado de emergência – abaixo de 12% por três dias consecutivos – e o estado de atenção – variação entre 30% e 20% por cinco dias.
A Defesa Civil tem enviado mensagens, por SMS, à população destacando a importância de tomar os devidos cuidados neste período. Para receber os alertas é necessário fazer um cadastro prévio, enviando o CEP para o número 4019.
Novos recordes de calor
Com pouca nebulosidade, sem chuva e sem a presença do ar frio de origem polar, o DF e GO podem bater recordes de calor esta semana. Até o momento, a maior temperatura de Brasília em 2020 foi de 31,9ºC, em 17 de agosto. Já Goiânia atingiu 36,7ºC em 18 de agosto.
Da Redação Cerrado News