Categorias: Entorno

Enel intensifica trabalho de manutenção preventiva na rede elétrica de Valparaíso de Goiás

Foco na prevenção tem o objetivo de reduzir consideravelmente a reincidência de quedas de energia, especialmente no próximo período chuvoso.

 

A Enel Distribuição Goiás está realizando uma série de manutenções preventivas na rede elétrica de Valparaíso de Goiás. Estas ações fazem parte de um robusto plano preventivo que a companhia preparou para o período chuvoso, que se inicia no segundo semestre. Somente neste ano, a empresa já realizou a poda de 1.046 árvores que estavam em contato ou próximas da rede elétrica de média tensão e poderiam provocar desligamentos coletivos. Já nos circuitos de baixa tensão, foram podadas outras 1.721 árvores, melhorando a confiabilidade do sistema elétrico. Na zona rural, a companhia limpou 139.074 metros quadrados de faixa de servidão, que consiste na área abaixo da rede elétrica, com o objetivo de impedir que a vegetação toque ou caia sobre a rede, um dos principais causadores de falta de energia elétrica na região, especialmente no período chuvoso. Este trabalho é contínuo e será reforçado ainda mais nos meses entre julho e setembro.

Foto: Divulgação

“Nos próximos meses enfrentamos um período de seca no Estado, o que é fundamental para continuarmos trabalhando de forma preventiva na rede elétrica e alcançarmos o nosso objetivo de minimizar as ocorrências no período chuvoso. Em Goiás, temos 230 mil quilômetros de redes aéreas, que estão muito sujeitas a eventos climáticos de todo tipo, como queimadas, tempestades, raios e ventanias. Por isso, essa atuação de forma muito estratégica, tanto nas inspeções quanto nas correções de defeitos e anomalias, é fundamental para diminuir as interrupções no fornecimento de energia elétrica”, explica Adriano César de Oliveira, responsável pela Regional Luziânia da Enel Goiás.

Além do trabalho de poda e limpeza de faixa, a companhia realizou inspeções detalhadas na rede elétrica de toda a região. Nestas inspeções, além das equipes de campo, a companhia utiliza drones para otimizar o trabalho e aumentar a produtividade das atividades. Como fruto deste trabalho prévio, foram identificadas e corrigidas anomalias em 1.110 postes, sendo que 19 precisaram ser substituídos, além da troca de 234 cruzetas, correção de 504 defeitos em isoladores e 15 emendas refeitas. Adicionalmente, diversos pontos da rede elétrica foram recondutorados, ou seja, os cabos antigos foram substituídos por outros novos e mais resistentes, diminuindo as chances de rompimento durante o período chuvoso. “Até o fim do ano serão corrigidos outros pontos já mapeados e que estão no cronograma de manutenção, além das novas demandas que surgirem a partir das inspeções que seguem sendo realizadas”, completa Adriano.

Outro ponto de destaque do trabalho na região é a utilização de equipes de Linha Viva, que são profissionais especializados em executar as manutenções necessárias com a rede elétrica energizada, reduzindo os impactos para os clientes. De acordo com o responsável regional, esse tipo de trabalho beneficia principalmente os comerciantes, que não podem ser impactados pelo desligamento da rede no horário comercial. “A manutenção preventiva da rede é sempre realizada durante o dia, para garantir ainda mais segurança aos profissionais. Por isso, com a possibilidade de se trabalhar com equipes de Linha Viva, conseguimos prevenir falhas e não impactar o serviço para os clientes”, finaliza.

 

Sobre a Enel Distribuição Goiás 

A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. 

Redação Cerrado News

Postagens Recentes

Sabor tradicional da festa junina, quentão pode ser feito com cachaça ou vinho

Ingredientes para preparar a bebida podem ser encontrados no Fort Atacadista e no Comper O…

3 meses ago

Ásia e Europa têm surto de coqueluche e vacinação deve ser reforçada

Imunização contra doença é feita, principalmente, por meio da vacina pentavalente para crianças até 6…

3 meses ago

Seduc abre matrícula para Educação de Jovens e Adultos

Quem não conseguiu concluir as etapas da Educação Básica na idade adequada já pode solicitar…

3 meses ago

Casa da Cultura Mestre Sabá e Casa da Melhor Idade se unem em projeto, no Parque Ecológico de Valparaíso

“Projeto Alegria e Movimento” promove aulas de ritmos, ginástica funcional e pilates para todas as…

3 meses ago

Inaugurada Sala de Audiência do PROCON, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

Essa conquista é fruto de trabalho em equipe da secretaria e de muita dedicação e…

3 meses ago

Brasilienses seguem tradição dos Arraiais durante todo o inverno

Veja dicas para aproveitar ao máximo os quitutes desta época do ano As festas juninas…

3 meses ago