A Secretaria do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO) participa nesta quinta-feira (09/05), do seminário de apresentação do programa federal “Viver sem limite” para representantes das prefeituras da Região Metropolitana do Entorno e Nordeste goiano. O objetivo é incentivar a adesão ao plano que prevê investimento de cerca de R$ 6,5 bilhões para ações que promovam o exercício pleno e equitativo dos direitos das pessoas com deficiência.
“Nosso foco é preparar prefeitos, secretários da Saúde, Educação e Assistência Social dos municípios para aproveitarem da melhor maneira possível o programa, a fim de promover mais bem estar social e inclusão nas nossas cidades”, enfatizou Caroline Fleury, secretária do Entorno do DF.
O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Educação e Desenvolvimento (IBEDE), tem apoio da SEDF-GO, da Secretaria Nacional dos Direitos de Pessoas com Deficiência (vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania) e do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico e Ambiental do Nordeste Goiano (CISBAN-GO).
O Seminário terá transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube do Instituto Brasileiro de Educação e Desenvolvimento: @institutoibede (apenas para fins de acompanhamento – sem certificação).
Vivem Sem Limite
Lançado em novembro do ano passado, o programa pretende atuar nas 5 regiões do Brasil, onde existem 18 milhões de pessoas com deficiência. O plano tem mais de 100 ações previstas, entre elas, segundo informações do Governo Federal, estão:
Atuação SEDF-GO
A SEDF-GO pretende mapear as pessoas com deficiência no Entorno, para direcionar políticas públicas. Também servir como apoio para implementação de ações de inclusão em toda a região.
Atualmente, a Secretaria possui três projetos que se encaixam na proposta do Viver Sem Limite. Um deles, prevê a inclusão digital de alunos com deficiência em atividades no contraturno e deve ser implementado em Planaltina de Goiás. O segundo é o de Educação Precoce, com formação de professores que têm interesse em atuar na área de atendimento a bebês e crianças com deficiência de 0 a 4 anos de idade. As tratativas ocorrem com Águas Lindas de Goiás, Novo Gama e Planaltina de Goiás. Finalmente, o terceiro projeto trabalha com a implementação do atendimento educacional especializado para estudantes com altas habilidades de superdotação.
Serviço:
Data: 09 de maio de 2024 (quinta-feira)
Local do evento: Kubitschek Plaza Hotel, Auditório Minas Gerais
Endereço: SHN, Quadra 2 Bloco E, Asa Norte, Brasília-DF, CEP:70702-904
Programação:
8h às 9h – Registro de presença e Coffee Break
9h15: Coral BIA do CEAL – Centro Educacional da Audição e Linguagem Ludovico Pavoni
9h30 às 12h – Apresentação do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência “NOVO VIVER SEM LIMITE”
Cerrado News/*Com as informações da SEDF-GO
Ingredientes para preparar a bebida podem ser encontrados no Fort Atacadista e no Comper O…
Imunização contra doença é feita, principalmente, por meio da vacina pentavalente para crianças até 6…
Quem não conseguiu concluir as etapas da Educação Básica na idade adequada já pode solicitar…
“Projeto Alegria e Movimento” promove aulas de ritmos, ginástica funcional e pilates para todas as…
Essa conquista é fruto de trabalho em equipe da secretaria e de muita dedicação e…
Veja dicas para aproveitar ao máximo os quitutes desta época do ano As festas juninas…