Governo de Goiás apresenta novo sistema de contratações públicas do Estado
Integrada a outros sistemas, ferramenta permite gestão completa de contratos, em conformidade com nova Lei de Licitações
O novo sistema de contratações públicas e logística do Estado de Goiás – Sislog – foi lançado nesta quarta-feira (31/8), com apresentação da ferramenta para os servidores que trabalham na área, nas diversas secretarias do Governo de Goiás. O secretário de Estado da Administração, Bruno D’Abadia, abriu o evento de lançamento, que ocorreu no Auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, seguido de palestra com o advogado especialista em licitações Joel de Menezes Niebuhr.
O secretário Bruno D’Abadia lembrou que os servidores que atuam na área de licitações e contratos sempre enfrentaram burocracias e temor por toda aspereza das funções. Por essa razão, o secretário enfatizou que o foco da nova ferramenta é mitigar entraves, permitindo que a administração pública obtenha bens e serviços de forma inteligente, com preços adequados e com mais celeridade. “O Sislog vai facilitar esses processos, desburocratizar a área e deixá-los fazer o que é importante, que é a gestão com eficiência”, pontuou.
O Sislog substitui o Comprasnet.GO, que até então operacionalizava as contratações no Executivo estadual, trazendo uma série de inovações, como adequações dos processos à nova Lei de Licitações, a normativa 14.133/2021. Além da integração com os diversos sistemas que têm interligação com os processos de contratações, como o Siofi, o secretário da Administração apontou outras vantagens, como a integração do Sislog com o SEI, fazendo com que absolutamente todo o processo de compras e gestão de contratos ocorra em ambiente digital, sem etapas que envolvam documentos físicos; a ampliação das modalidades de contratação dentro do sistema, que incluirá pregão, dispensa eletrônica, concorrência e, em breve, leilão, abordando assim todas as modalidades – inclusive suas subdivisões.
O novo portal, além de processar as sessões eletrônicas de licitações, em que os fornecedores oferecem suas propostas com disputas entre os concorrentes, é ainda é uma ferramenta de gestão das contratações. Ele engloba todas as etapas das contratações, desde o planejamento institucional de compras e elaboração de documentos da fase interna das licitações até a gestão contratual e recebimento do objeto contratado. Além disso, é possível emitir relatórios e painéis com informações gerenciais que nortearão a tomada de decisões estratégicas pelos órgãos do governo.
Treinamentos
Durante o lançamento, Bruno D’Abadia anunciou ainda o planejamento de uma extensa agenda de cursos, que serão ofertados pela Escola de Governo, para a capacitação dos servidores quanto à nova Lei de Licitações e a operacionalização do novo sistema. “Serão diversos procedimentos de capacitação e treinamento que se iniciarão, já de imediato, em todas as áreas relativas à nova Lei de Licitação, com foco na nova ferramenta que está sendo entregue”, afirmou.
O secretário de Estado de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, também participou do lançamento do Sislog e destacou os esforços conjuntos e união das secretarias para operacionalizar e colocar em funcionamento o novo sistema.
O evento teve ainda palestra do advogado especialista em licitações Joel de Menezes Niebuhr, com o tema ‘Os desafios da virada de chave para a Lei 14.133/2021’. “Estamos na largada, dando os primeiros passos na nova lei, que é extensa, pesada, um desafio para os Estados”, pontuou o convidado. “Vocês estão à frente (com a implementação do novo sistema). A maioria da administração pública está quase no zero”, concluiu, elogiando o lançamento do Sislog em Goiás.
Também estiveram presentes na apresentação do novo sistema o presidente da Goiasprev, Gilvan Cândido; o reitor da Universidade Estadual de Goiás, Antônio Cruvinel; a superintendente de Gestão Orçamentária do Ministério Público, Helena Adorno, representando a instituição; o representante da Assembleia Legislativa, procurador Danilo Guimarães; a subsecretária da Secretaria da Economia, Gisele Barreto; a subsecretária de Administração Pública da Secretaria da Administração, Lara Garcia; o superintendente da Central de Compras Governamentais e Logística, Ândrei Oliveira; a gerente da Central de Gestão de Contratos, Deyse Lucidy Diniz e outros superintendentes e gerentes das diversas pastas do governo.
Cerrado News/*Com as informações da Secretaria da Administração – Governo de Goiás