Uma técnica de enfermagem foi agredida na Unidade de Saúde Básica (UBS) 1, de Vicente Pires, no Distrito Federal, nesta quarta-feira (29), por um idoso que exigia atendimento antes do horário de expediente, que começa às 7h30. O homem, de 70 anos, foi detido em flagrante.
O caso aconteceu por volta das 7h, na Rua 4C. O idoso é dono do imóvel alugado pela Secretaria de Saúde do DF e, segundo a pasta “pediu prioridade no atendimento, por ser o dono da casa” (saiba mais abaixo ).
A vítima, que prefere não se identificar, conta que o homem entrou na sala passando na frente de outros pacientes que estavam na fila, aguardando o momento da consulta. Quando ela pediu que o idoso esperasse, ele – que já apontava o dedo para o rosto da mulher – deu um soco nela.
‘Inaceitável’ Polícia Militar é acionada na UBS 1, de Vicente Pires, no DF, após técnica de enfermagem ser agredida por paciente. — Foto: Arquivo pessoal A servidora da Secretaria de Saúde do DF diz que o idoso já apareceu na UBS exaltado outras vezes. Mas, nesta manhã, o incidente foi “extremamente absurdo e inaceitável”, aponta.
“O pessoal da limpeza ainda estava fazendo a organização da sala, eu estava organizando para atendimento. A porta estava fechada com uma cadeira atrás. Ele forçou a entrada desta porta, empurrou a cadeira, já veio com muita agressividade e falando que queria ser atendido”, conta a servidora.
A mulher afirma que tentou orientar o paciente a aguardar sua vez, mas diz que não adiantou. “Ele já veio colocando o dedo na minha cara, sendo muito agressivo, já veio pra cima de mim”.
Ao perceber que o homem se aproximava, a técnica de enfermagem tentou abaixar o dedo do paciente, que estava próximo ao seu rosto. Neste momento, ele deu um soco na profissional, conforme os depoimentos à Polícia Civil.
“Imediatamente, fiquei tonta, fui pra trás, meu nariz começou a sangrar”, diz a servidora pública.
UBS 1 de Vicente Pires, no DF, fica instalada em locação de imóvel particular. — Foto: Arquivo pessoal Uma testemunha, que estava na fila de atendimento no momento em que o idoso chegou, contou à Polícia Civil que ele estava “visivelmente alterado” e que passou na sua frente, “invadindo a sala”. Ainda de acordo com a testemunha, após a agressão, o homem continuou xingando a funcionária.
Um dos seguranças da unidade foi até a sala para ajudar a técnica de enfermagem e chamou a Polícia Militar. O agressor foi levado para a 8ª Delegacia de Polícia, na Estrutural, onde o caso foi registrado como lesão corporal e injúria.
Por conta da idade, o idoso foi ouvido e liberado. A vítima, no entanto, disse que vai processar o agressor.
O que diz a Secretaria de Saúde? “A Diretoria de Atenção Primária da Região Sudoeste informa que hoje pela manhã, G.E.L, 70 anos, proprietário do imóvel onde está instalada a UBS1 do Vicente Pires, pediu prioridade no atendimento, por ser o dono da casa.
Ele foi informado que deveria aguardar a vez dele para a consulta, porque havia outros pacientes esperando. Depois disso, ele agrediu fisicamente a servidora com um soco no rosto.
A Polícia foi chamada, o paciente e servidores foram para a delegacia de flagrantes da Estrutural onde foi registrada ocorrência.
O paciente foi liberado, por ser idoso e a técnica de enfermagem foi encaminhada para realização de exame de corpo de delito”.