João Gomes conquista a medalha de bronze no Mundial de natação
Brasileiro vai ao pódio nos 50m peito no Mundial em piscina curta com a marca de 25s80; país fecha Mundial em piscina curta com três medalhas
O brasileiro Joao Gomes, de 35 anos, conquistou, nesta terça-feira, a medalha de bronze dos 50m peito no Mundial em piscina curta, que está sendo disputado em Abu Dhabi. Ele chegou atrás do americano Nic Fink, que anotou 25s53, e do italiano Nicolo Martinenghi, que anotou 25s55. João fez 25s80, a melhor marca de sua carreira.
É a terceira medalha do Brasil na competição desta temporada, depois do ouro de Nicholas Santos nos 50m borboleta e do bronze o revezamento 4×200 livre masculino.

Depois da medalha do Nicholas e do 4x200m, eu retomei minha confiança. Só tenho que agradecer todo mundo que me ajudou. Dá para continuar no esporte e ir cada vez mais longe, só tenho gratidão a todo mundo que me fez continuar a saber que não estou velho para o esporte – disse o nadador de 35 anos.
João Gomes se emociona ao comentar sobre sua trajetória no ano: “Achei que estava próximo de encerrar minha carreira”
Na largada, João ficou um pouco atrás dos primeiros colocados, enquanto Fink e Martinenghi se colocavam já à frente. Após a virada dos 25 metros, na metade da prova, João acelerou o rítmo e conseguiu deixar para trás o atleta de Belarus, Ilya Shymanovich, que estava em terceiro até as últimas braçadas. João anotou 25s80, apenas quatro centésimos na frente do rival.
João Gomes recebe a medalha de bronze pelos 50m peito masculino no Mundial de Piscina Curta
João Gomes passou nas eliminatórias com o terceiro melhor tempo com 26s01, depois ficou em quinto na semifinal com 25s96. Ele tem, no currículo, duas medalhas nos 50m peito em Mundiais de piscina longa (50m), a prata em 2017 e o bronze em 2019.
- Nicholas festeja tri, mas lamenta: “Queria o recorde”
- Brasil conquista o bronze no 4x200m livre
O Mundial em piscina curta é disputado em piscina de 25 metros, que tem a metade do tamanho da distância olímpica (50m). Muitos campeões olímpicos de Tóquio, há quatro meses, estão na competição. O Brasil levou uma equipe de 20 atletas, incluindo o medalhista olímpico dos 200m livre Fernando Scheffer.
Na história da competição, que começou a ser realizada em 1993, o Brasil soma 55 medalhas, 23 de ouro, nove de prata e 23 de bronze.
O revezamento 4x100m medley do Brasil ficou em quarto lugar com a marca de 3m23s57, atrás de Itália (3m19s76) EUA(3m20s50) e Federação Russa (3m20s65). Guilherme Guido entregou a primeira parcial, de costas, em segundo lugar com 50s16. Aí veio Caio Pumputis, no peito, e o time estava em quarto lugar, atrás de EUA, Itália e Rússia. No nado borboleta, Vinicius Lanza manteve a seleção em quarto. Por fim, no nado livre, Gabriel não conseguiu se aproximar do pódio e bateu em quarto.
Brasil fica em 4º na final dos 4×100 medley masculino no Mundial de Piscina Curta
AS FINAIS DESTA TERÇA-FEIRA
4x 50m livre feminino EUA
Suécia
Holanda
1500m masculino Florian Wellbrock (ALE)
Ahmed Hafnaoui – (TUN)
Mykhailo Romanchuk – (UCR)
100m livre masculino Alessandro Miressi (ITA)
Ryan Held (EUA)
Joshua Liendo Edwards (CAN)
200m peito feminino Emily Escobedo (EUA)
Evgeniia Chikunova (Federação Russa)
Molly Renshaw (GBR)
200m costas masculino Radoslaw Kawecki (POL)
Shaine Casas (EUA)
Christian Diener (ALE)
100m borboleta femininoMaggie Macneil (CAN)
Louise Hansson (SUE)
Claire Curzan (EUA)
50m peito masculino Nin Fink (EUA)
Nicolo Martinenghi (ITA)
João Gomes (BRA)
50m livre feminino Sarah Sjostrom (SUE)
Ranomi Kromowidjojo (HOL)
Katarzyna Wasick (POL)
Revezamento 4x100m medley masculino Itália
EUA
Federação Russa
Cerrado News/G1