Laboratório de tecnologia abre 450 vagas para cursos de robótica gratuitos em cinco cidades de Goiás
Aulas são voltadas para pessoas entre 12 e 20 anos e serão ofertadas no formato híbrido, totalmente online ou totalmente presencial, conforme escolha do aluno. Inscrições vão até sábado.
Os laboratórios de tecnologia do projeto Include estão com 450 vagas abertas para cursos de robótica em Goiás. A capacitação é gratuita e envolve temas como programação, eletrônica, sensores, mecânica, empreendedorismo e internet das coisas (IoT). As inscrições vão até sábado (28).
O cadastro foi disponibilizado na quarta-feira (26) e pode ser realizado por meio do site do programa. Para participar, é necessário ter de 12 a 20 anos, ser estudante de escola pública ou bolsista em escola particular e residir na cidade em que o laboratório escolhido se encontra.
As vagas são destinadas às unidades localizadas em Goiânia, Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Luziânia e Valparaíso de Goiás (confira os endereços abaixo). Foram disponibilizadas 75 vagas para cada cidade.
Conforme a Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), no caso do número de inscritos aptos ser maior que o número de vagas, a classificação será feita por ordem de inscrição.
A Sedi informou as aulas estão previstas para começarem no dia 30 de agosto e irem até o final de dezembro. No entanto, o dia da conclusão das turmas ainda não foi definido. Os estudantes vão poder escolher entre o formato híbrido, online ou presencial.
Programa
O Include é uma parceria do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, com o Instituto Campus Party (ICP). De acordo com a Sedi, o programa tem o intuito de inserir jovens de comunidades carentes nos ambientes digitais e abrir oportunidades para estudos e mercado de trabalho.
Os Includes são instalados em comunidades de baixa renda e oferece à população, gratuitamente, cursos com metodologia e linguagem de software e hardware.
Unidades em Goiás:
- Goiânia: Colégio Estadual Joaquim Edson de Camargo e Centro de Educação Comunitária de Meninos e Meninas (Cecom)
- Alto Paraíso de Goiás: Associação Comunitária da Vila de São Jorge (Asjor )
- Cavalcante: Colégio Estadual Elias Jorge Cheim
- Luziânia: Instituto Federal de Goiás em Luziânia
- Valparaíso de Goiás: Casa da Cultura Mestre Sabá
Cerrado news/G1