Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que 33,7% dos trabalhadores do Distrito Federal estavam na informalidade no quarto trimestre de 2021. Conforme o levantamento, dos 1,52 milhões de brasilienses ocupados, 513 mil estavam em situação irregular.
O IBGE constatou também que o rendimento médio real habitual de todos os trabalhos das pessoas ocupadas, em Brasília foi estimado em R$ 4.162. Em relação à 2020, houve uma queda de R$ 472 nos rendimentos.
Os dados são da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada na quinta-feira (24). De acordo com o estudo, 2,49 milhões de pessoas que moram na capital federal e têm idade para trabalhar – 14 anos ou mais – estavam ocupadas, ou seja, 69,5% .
Em relação ao trimestre anterior, houve um aumento de 1,8 pontos percentuais no número de trabalhadores informais, e de 4,8 pontos percentuais em comparação com igual período de 2020.
De acordo com o levantamento, a taxa anual de informalidade no Distrito Federal foi de 31,3% em 2021, abaixo da média brasileira de 40,1%.
No quarto trimestre de 2021, em comparação com igual período de 2020, houve aumento 9,7% no total de pessoas ocupadas – foram 134 mil trabalhadores a mais. Além disso, segundo a pesquisa, 116 mil estavam na força de trabalho potencial, ou seja, buscavam trabalho.
Além disso, houve queda na taxa de ocupação em comparação com igual período de 2020, passando de 14,5% para 12,1%. Apesar da queda, a taxa de desocupação no DF ainda está acima da média da região Centro-Oeste, que foi de 8,4%.
Ingredientes para preparar a bebida podem ser encontrados no Fort Atacadista e no Comper O…
Imunização contra doença é feita, principalmente, por meio da vacina pentavalente para crianças até 6…
Quem não conseguiu concluir as etapas da Educação Básica na idade adequada já pode solicitar…
“Projeto Alegria e Movimento” promove aulas de ritmos, ginástica funcional e pilates para todas as…
Essa conquista é fruto de trabalho em equipe da secretaria e de muita dedicação e…
Veja dicas para aproveitar ao máximo os quitutes desta época do ano As festas juninas…