Meio Ambiente alerta população sobre riscos de queimadas em Valparaíso
É crime! Provocar incêndio em mata ou floresta. Lei nº 9.605/98, Art. 41.
O Governo Municipal de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, criou um mecanismo para receber denúncias dos moradores com objetivo de prevenir e combater às queimadas na cidade.
Devido à chegada do período de estiagem e o nível baixo de chuvas, o mato e o solo acabam ficando secos, resultando no aumento da ocorrência de incêndios espontâneos em áreas de vegetação, e cada vez mais é constatadas queimadas intencionalmente provocadas.
“Queremos alertar novamente a todos para que tomem todos os cuidados sobre os riscos de queimadas e que não coloquem fogo em lixos, quintais e em terrenos baldios.”, destaca Tadeu Martins, secretário do Meio Ambiente e Agricultura da cidade.
“Esta é a época do ano que a população deve tomar cuidado com o uso do fogo. Qualquer faísca pode causar grandes problemas. Os incêndios florestais são prejudiciais à nossa saúde, à nossa biodiversidade e ainda pode afetar a beleza das áreas naturais, como por exemplo, o Parque Ecológico que temos em nossa Cidade.”, comenta Patrícia Corrêa, coordenadora da Escola de Educação Ambiental.
Cerrado News/*Com as informações da Ascom-PMVG