Categorias: Politica

Michel Temer e Gustavo Rocha recebem título de Cidadão Honorário de Brasília

Honraria foi concedida pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e se estendeu também ao jurista Engels Muniz

 

O ex-presidente da República Michel Temer, o secretário da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, e o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Engels Muniz foram homenageados pela Câmara Legislativa do DF (CLDF) com o título de Cidadão Honorário de Brasília.

A entrega da honraria, proposta pelos deputados distritais Hermeto e Iolando, ocorreu na noite de quarta-feira (3), no auditório da CLDF, que esteve lotado.

O governador Ibaneis Rocha compareceu à homenagem e elogiou os novos cidadãos honorários. “O ex-presidente Temer tem uma história na política brasileira, é uma das maiores lideranças do meu partido, o MDB. Fez muito pelo Brasil no período que teve, tanto na vice-Presidência quanto na Presidência. Foi presidente da Câmara; é uma história de vida dedicada à política brasileira. E o Gustavo Rocha é meu secretário, eu conheço há muitos anos, ainda na advocacia. Ele é um advogado reconhecido aqui no DF, e o Engels também; os dois têm uma história dentro do governo, trabalharam no Ministério dos Direitos Humanos, e eu tenho um prazer muito grande de poder trabalhar todos os dias com o Gustavo Rocha”, elogiou.

A cerimônia contou ainda com a presença dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Dias Toffoli, da secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani – esposa do homenageado Gustavo Rocha -, além de deputados distritais, autoridades do Judiciário e familiares dos homenageados.

Ao receber a homenagem, o ex-presidente Michel Temer declarou seu amor por Brasília: “O sentimento que eu quero expressar é de quem viveu praticamente 36 anos em Brasília. Quando chegou lá pelo 32° ano, tão encantado que estava com Brasília, com seu desenvolvimento, pensei em como gostaria de ser mais jovem e que meus pais tivessem se mudado para Brasília ou que eu tivesse nascido em Brasília. Digo isso para revelar até uma certa emoção ao receber a gentileza desta Casa ao dizer que, finalmente, consegui ser um cidadão de Brasília. E ser cidadão de Brasília é ser cidadão nacional”.

Laureados

Natural de Tietê (SP), o ex-presidente da República Michel Temer foi procurador-geral de São Paulo, onde também comandou a Secretaria de Segurança Pública e exerceu mandatos como deputado federal. Foi eleito vice-presidente na chapa com Dilma Rousseff nas eleições de 2010 e 2014, tendo assumido a Presidência após o impeachment de Dilma, em 2016, e ocupou o posto até 1º de janeiro de 2019.

Gustavo do Vale Rocha, por sua vez, é jurista, advogado, professor e mestre em políticas públicas. Assumiu a Casa Civil do DF em junho de 2020 após passagem pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) entre 2019 e 2020. Iniciou a trajetória profissional como funcionário do Banco do Brasil. Foi ministro dos Direitos Humanos e subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República.

Em sua fala, o mineiro Gustavo Rocha lembrou de quando chegou a Brasília e de tudo o que construiu na capital. “Moro em Brasília desde 1975. Toda minha formação foi feita aqui em Brasília, aqui me casei com a Marcela e tive meus filhos, Bruno e Pedro. É uma alegria estar aqui, e é uma honra ainda maior receber essa homenagem ao lado de duas pessoas muito queridas. Agradeço ao ex-presidente Michel Temer por ter trabalhado em seu governo. Agradeço também ao meu amigo governador Ibaneis Rocha, é uma alegria fazer parte do seu governo”, pontuou Gustavo Rocha ao receber o título de Cidadão Honorário.

Já Engels Muniz é natural de Salvador (BA), advogado graduado em direito pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub) e especialista em economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele também foi chefe de gabinete da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República, além de secretário-executivo e ministro interino dos Direitos Humanos. Muniz integra o CNMP desde 2021.

“Brasília me deu um diploma, uma profissão de advogado e uma nova fase da minha vida, que é a minha família”, agradeceu Engels Muniz.

Ao comentar sobre a sessão solene, o presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz, disse que os homenageados “têm uma prestação de serviço importantíssima para o povo de Brasília; e o ex-presidente da República, sem dúvida nenhuma, se destaca por tudo que fez”.

Redação Cerrado News

Share
Publicado por
Redação Cerrado News

Postagens Recentes

Sabor tradicional da festa junina, quentão pode ser feito com cachaça ou vinho

Ingredientes para preparar a bebida podem ser encontrados no Fort Atacadista e no Comper O…

5 meses ago

Ásia e Europa têm surto de coqueluche e vacinação deve ser reforçada

Imunização contra doença é feita, principalmente, por meio da vacina pentavalente para crianças até 6…

5 meses ago

Seduc abre matrícula para Educação de Jovens e Adultos

Quem não conseguiu concluir as etapas da Educação Básica na idade adequada já pode solicitar…

5 meses ago

Casa da Cultura Mestre Sabá e Casa da Melhor Idade se unem em projeto, no Parque Ecológico de Valparaíso

“Projeto Alegria e Movimento” promove aulas de ritmos, ginástica funcional e pilates para todas as…

5 meses ago

Inaugurada Sala de Audiência do PROCON, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

Essa conquista é fruto de trabalho em equipe da secretaria e de muita dedicação e…

5 meses ago

Brasilienses seguem tradição dos Arraiais durante todo o inverno

Veja dicas para aproveitar ao máximo os quitutes desta época do ano As festas juninas…

5 meses ago