Prefeitura de Novo Gama cria ‘vacina móvel’ para rodar a cidade e vacinar pessoas contra Covid-19
Unidade é levada aos bairros que possuem postos de saúde, mas que não funcionam como ponto fixo de vacinação. Podem se vacinar pessoas acima de 18 anos e aquelas aptas a receberem o reforço.
A Prefeitura de Novo Gama, cidade goiana no Entorno do Distrito Federal, criou uma nova forma de facilitar a vacinação contra a Covid-19 aos moradores. Com uma unidade itinerante, chamada de “vacina móvel”, a equipe de imunização percorre o município levando doses para aqueles que ainda não se vacinaram ou que estão aptos a receber o reforço.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/h/B/1z343jQrWHTntVQ76ibw/vacina-movel-.jpg)
Atualmente, podem se vacinar pessoas acima de 18 anos e aquelas que estão aptas a receberem a segunda dose. Com um carro de som, o município anuncia pela cidade onde o “vacina móvel” está posicionado e o horário de atendimento. Nesta terça-feira (31), por exemplo, a unidade está instalada no Setor Lunabel, das 16h às 20h.
De acordo com o município, a unidade é levada até os bairros que possuem unidades de saúde, mas que não funcionam como posto fixo de vacinação. Como explica a coordenadora de imunização da prefeitura, Marília Chissolumbre, a iniciativa surgiu justamente para facilitar a vacinação de quem não consegue se deslocar até determinado locais.
“Existe algumas dificuldades das pessoas irem até os pontos fixos de vacinação. Por isso, o vacina móvel auxilia chegar mais perto a vacinação de quem mais precisa”, afirmou.
Para ser imunizado, o município exige que o morador leve no ato da vacinação o documento de identidade, CPF, cartão de vacina e comprovante de endereço.
Cerrado news/G1