A primavera de 2020 teve início nesta terça-feira (22), mais precisamente às 10h31 (horário de Brasília) e se estende até 21 de dezembro. Para a maioria das regiões do Brasil, a primavera é uma estação de transição da seca e do frio para o período úmido e quente.
É também nessa estação que traz a volta da chuva na maioria dos estados, ajudando no plantio de novas safras, além de melhorar a qualidade do ar. Um alívio para o Pantanal, que sofria com grandes focos de incêndio.
As temperaturas no centro-sul do país aumentam naturalmente com o enfraquecimento das massas de ar frio que chegam ao Brasil e com o número de horas de sol. O calor é uma característica da estação.
Além disso, percebe-se que desde o início de setembro as águas do Oceano Pacífico Equatorial Leste estão com as temperaturas abaixo da média. É este resfriamento que caracteriza o fenômeno conhecido como La Niña, modificando o padrão de chuva e de temperatura em diversas regiões do planeta.
No Brasil, os efeitos climáticos mais característicos são o aumento da chuva sobre o Nordeste e a diminuição na Região Sul.
A La Niña também facilita a formação dos canais de umidade do Norte para o Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, o que resulta em formação de áreas de instabilidade mais frequentes.
Da Redação Cerrado News
Ingredientes para preparar a bebida podem ser encontrados no Fort Atacadista e no Comper O…
Imunização contra doença é feita, principalmente, por meio da vacina pentavalente para crianças até 6…
Quem não conseguiu concluir as etapas da Educação Básica na idade adequada já pode solicitar…
“Projeto Alegria e Movimento” promove aulas de ritmos, ginástica funcional e pilates para todas as…
Essa conquista é fruto de trabalho em equipe da secretaria e de muita dedicação e…
Veja dicas para aproveitar ao máximo os quitutes desta época do ano As festas juninas…