Programação cultural gratuita e online é destaque neste fim de semana no DF
Lista de atividades tem filmes, lives, festivais, oficinas para crianças e eventos inspirados em datas comemorativas. Veja o que fazer em Brasília entre sexta-feira (19) e domingo (21).
Na lista de atividades tem filmes, lives, festivais e oficinas para as crianças se divertirem em casa. A agenda também traz eventos inspirados em datas comemorativas. Confira abaixo o que fazer no Distrito Federal.
Dia da poesia, dia da felicidade e outras datas comemorativas
Rael declama ‘Mensagem à Poesia’, de Vinícius de Moraes
O Dia Internacional da Felicidade é comemorado neste sábado (20). Para celebrar, Oswaldo Montenegro faz uma show virtual, às 19h30, nas redes sociais.
O repertório tem, além da canção “Eu quero ser feliz”, outros sucessos que fizeram parte dos 40 anos de carreira do músico.
Outra data que marca o sábado é o Dia Internacional dos Contadores de Histórias. Pensando nisso, um grupo de contadoras organizou um evento online temático no Instagram. A programação começa às 18h e tem oficinas, narrativas literárias e uma conversa sobre a escritora Ruth Guimarães.
No domingo (21), é celebrado o Dia Mundial da Poesia. Em Brasília, a Biblioteca Demonstrativa do Brasil (BDB) promove um encontro online entre as poetas Amneres Santiago, Noélia Ribeiro e Raquel Naveira. A live começa às 17h, no YouTube.
Semana da Francofonia
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/x/J/9hC6wARBCnSV7fvVZZzQ/whatsapp-image-2021-03-14-at-15.38.40.jpeg)
O fim de semana também tem os últimos dias de programação do Festival Francofonia. Até sábado, o público pode participar de atividades que envolvem música, artes plásticas, teatro, fotografia, cinema, gastronomia e literatura.
Os links para acesso serão compartilhados nas redes sociais da Embaixada da França no Brasil.
O evento que comemora a Semana da Francofonia inclui a mostra “Curta em Francês”, com 11 produções contemporâneas, sendo duas suíças, duas belgas e sete francesas. A exibição é gratuita, por meio do site do CineSESC.
Mais filmes para assistir de graça
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2015/06/09/mcqueen-fim.jpg)
Para celebrar os 91 anos de Steve McQueen – que faz aniversário no dia 24 de março – o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), mostra os filmes “A Bolha Assassina” e “Fugindo do Inferno”. Os longas-metragens podem ser assistidos, de graça, até 22 de março.
Os filmes têm recursos de acessibilidade, como interpretação em Libras, legenda descritiva e audiodescrição. Para assistir, basta acessar a plataforma Wurlak, fazer o cadastro e selecionar a mostra Steve Mcqueen.
Também para os fãs do ator, o CCBB também realiza a aula magna “Steve Mcqueen – o arquétipo do anti-herói de poucas palavras”. Para participar, é preciso retirar um ingresso no site Sympla.
Já para os adultos que gostam de filmes terror, a mostra Stephen King do CCBB fica disponível, até 22 de março, na internet. Para assistir, basta acessar a plataforma Darkflix, fazer um cadastro e, no momento em que aparecer a opção de assinatura, clicar na mostra.
Na programação, entre os longas, estão “O Iluminado”, “As Cicatrizes de Drácula” e “It – Uma Obra-Prima do Medo”. Todos os filmes podem ser assistidos de graça.
Musical para crianças
Durante o mês de março, a internet se torna palco para o evento “Trilogia do Amor”, que apresenta três musicais com histórias de amor para crianças. Os espetáculos têm classificação indicativa livre e serão exibidos aos sábados e domingos, às 16h, no YouTube.
O público vai conhecer “Contos Partidos de Amor”, que apresenta a história de quatro pessoas apaixonadas e ciumentas, que discutem sobre relações possessivas e amorosas. Segundo Duda Maia, diretora do espetáculo, “o teatro para o público infantil não tem que ser apenas uma história legal, precisa ser necessário, trazer reflexões para quem assiste”.
Oficina para os pequenos
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/j/s/1jHqUpTnCJyxk5jpVKkg/oficina-do-ccbb-educativo-em-brasilia.jpeg)
Criança participa de oficina do projeto CCBB Educativo, em Brasília — Foto: CCBB/ Divulgação
Na programação do CCBB Educativo, tem oficina pra ensinar a fazer “capas de proteção”. Segundo os organizadores, a atividade “busca discutir o sentimento de medo junto com as crianças”.
É nesta sexta-feira (19), às 10h. Conforme os organizadores, a proposta é inspirada em um trabalho da artista brasileira Rivane Neuenschwander, que desde 2015 convida as crianças para conversar sobre seus medos e construir capas de proteção que as transformam em super-heróis e super-heroínas”.
No site do CCBB Educativo tem outras opções de atividade. Entre elas, o “Historietas“, que promove contação de histórias e criação colaborativa de enredos por meio de jogos, leitura de livros, animações e narrativas audiovisuais.
No #AteliêVirtualCAIXA, nesta sexta, às 10h, tem uma oficina sobre como produzir tintas utilizando pigmentos naturais encontrados ao nosso redor e de maneira sustentável. A atividade tem apenas 20 vagas e, por isso, é necessário fazer a inscrição online com antecedência.
No dia, os participantes também precisam separar os seguintes materiais:
- 5 folhas de papel canson
- Vinagre ou bicarbonato de sódio (uma colher)
- Água sanitária ou lisoforme (uma colher)
- Álcool (uma colher)
- Cola branca ou goma arábica
- Copo ou potinho com água
- Pincel
Live especial: 35 anos de carreira
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/a/7/u7QkFASxiDxC2EV1Tntw/cantora-marlene-souza-lima.-credito-erasmo-salomao.jpg)
Cantora Marlene Souza Lima — Foto: Erasmo Salomão
Para comemorar as três de décadas de carreira, a cantora Marlene Souza Lima inicia no sábado (20), uma série de lives, no YouTube. Os shows acontecem aos sábados, até o dia 24 de abril e trazem no repertório jazz e bossa nova.
“Espero poder dividir um pouco da minha trajetória através das histórias vividas, e como elas foram embaladas por músicas, além de como cada parte da minha jornada inspiraram composições”, diz Marlene.
Feito por mulheres
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/A/j/BAQ7s5RP6dpD6Q8gEkdA/renatajambeirofotodealexpires.jpg)
Renata Jambeiro, em imagem de arquivo — Foto: Divulgação / Alex Pires
Entre sexta-feira (19) e domingo (21), acontece oFestival Afrodisia em Pauta. A programação reúne mulheres de diferentes locais do país em palestras, debates e shows, que começam às 15h, nas redes sociais.
Segundo os organizadores, nesta segunda edição, 90% das pessoas envolvidas no evento são mulheres, entre cantoras, produtoras, doutoras e especialistas, além da equipe.
“A segunda edição vem para fortalecer um movimento de sororidade”, conta a apresentadora do festival Renata Jambeiro.
Redação CerradoNews/G1