Rio de Janeiro registra menor número de homicídios em 30 anos
Os destaques ficam para as cidades de Niterói e da Baixada Fluminense
O estado do Rio de Janeiro registrou o menor número de homicídios intencionais dos últimos 30 anos, quando teve início a série histórica. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública do RJ, foram mortas 2.153 pessoas no RJ nos primeiros sete meses deste ano, o menor índice para o período desde 1991. Só em julho foram 255 vítimas, também a menor quantidade em um mês. A marca já havia sido atingida em junho, quando houve 256 óbitos.
Diversas regiões fluminenses tiveram redução de homicídios com relação ao ano passado, com destaque para as cidades de Niterói e da Baixada Fluminense (-18% cada uma). O interior, porém, teve uma queda de apenas 2%.
A plataforma colaborativa “Fogo Cruzado” contabilizou uma queda nos tiroteios e disparos de arma de fogo na região metropolitana do Rio de Janeiro durante os cinco meses de quarentena. Foram 2.024 registros, contra 3.500 no mesmo período de 2019 – uma redução de 42%.
Na contramão das estatísticas positivas, os municípios de Casimiro de Abreu, Macaé, Angra dos Reis e Rio das Ostras, por exemplo, tiveram um aumento de 54% dos homicídios no período, em comparação com o ano passado.
Os números mostram ainda que os roubos continuam sofrendo uma grande queda no estado, puxada pelas medidas de isolamento social. Roubos de rua despencaram 42%, roubos de veículos caíram 37%, e roubos de carga diminuíram 34% de janeiro a julho, em relação ao ano passado.
Da Redação Cerrado News