Profissional da saúde prepara vacina contra gripe, no DF — Foto: Breno Esaki/Agência Saúde A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou um caso de infecção pelo vírus Influenza A H3N2 , que tem causado surtos de gripe em outros estados do país, como Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. Segundo a pasta, o paciente é um morador da capital que foi diagnosticado e internado em SP.
Por conta dessas características, o caso é classificado como importado. Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (16), a SES-DF disse que não tem informações se o homem já foi liberado ou se voltou para Brasília.
A redação o diretor de Vigilância Epidemiológica da pasta, Fabiano dos Anjos, informou que o paciente foi infectado pela variante Darwin do vírus, identificada primeiro na Austrália. A cepa é uma mutação recente e a vacina contra gripe aplicada atualmente no país não protege contra essa variante específica.
Questionada sobre a possibilidade de surto de gripe na capital, a chefe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância à Saúde do DF, Priscilleyne Reis, disse que nada está descartado e que a pasta está em alerta e monitorando a situação.
“Surtos sempre são possíveis, por mais que a gente oriente, existe possibilidade de surto de gripe o ano inteiro.”
Ainda de acordo com a gestora, no caso de infecção por Influenza, não há medidas tão restritivas quanto nas contaminações por Covid-19. No entanto, ela afirma que a orientação geral é de que essas pessoas também se mantenham recolhidas e não circulem, para evitar a proliferação do vírus.
Vacinação contra a gripe Em meio à situação de alerta em outras unidades da federação, a campanha de vacinação contra Influenza está aberta no DF ao público em geral. Segundo a SES, há cerca de 50 mil doses disponíveis em estoque.
De acordo com a pasta, a vacina garante proteção contra os vírus influenza A H1N1 e H3N2 (exceto a variante Darwin), e Influenza B.
O imunizante não deve ser aplicado em crianças com menos de seis meses e em pessoas com história de alergia grave (anafilaxia) a algum componente da vacina ou que tiveram reações alérgicas à dose anterior.