O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) abriu inscrições para 5.298 vagas em cursos técnicos e de qualificação gratuitos, para pessoas de baixa renda. Os interessados podem se inscrever, pela internet, até 17 de dezembro ou até o preenchimento das vagas.
Ao todo, são 4.948 oportunidades para cursos de qualificação e 350, para técnicos (veja lista ao fim da reportagem). As atividades ocorrem nos turnos matutino, vespertino e noturno, nas unidades do Senai-DF do Gama, de Sobradinho e de Taguatinga.
O critério para preenchimento das vagas é a ordem de inscrição. Para os cursos técnicos, é necessário ter pelo menos 16 anos e ensino médio completo, ou estar cursando o segundo ano. Entre os de qualificação, cada um tem pré-requisitos específicos, que podem ser conferidos no edital.
Há aulas nas modalidades presencial, semipresencial e online. No entanto, o Senais-DF afirma que, “enquanto prevalecer a necessidade da adoção de medidas para evitar a disseminação da Covid-19, as atividades presenciais poderão ser desenvolvidas com apoio de recursos tecnológicos”.
Os cursos de qualificação têm carga horária de 160 a 500 horas (de três a cinco meses, em média), com o objetivo de inserir o aluno no mercado de trabalho ou possibilitar recolocação profissional. Já os técnicos são de 1,2 mil horas (de um ano a um ano e meio).
Para se inscrever, é preciso acessar o site, escolher o curso desejado, preencher o formulário e anexar cópia do RG (frente e verso). Em seguida, o candidato receberá um e-mail confirmando a inscrição.
Segundo a entidade, é possível matricular-se em mais de um curso, desde que as turmas sejam em turnos diferentes. Se o número de interessados for maior do que o de vagas, será aberta uma lista de espera.
Se o candidato for contemplado, o Senai-DF vai entrar em contato por e-mail ou telefone para convocá-lo para confirmação da matrícula, de forma presencial. O prazo para comparecer à unidade selecionada é de até dois dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21h.
Candidatos menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsável legal. Se o contemplado não comparecer, vai perder a vaga.
Para a efetivação da matrícula, é preciso apresentar original e entregar cópia do RG, do CPF, do comprovante de escolaridade e do comprovante de residência. Para alunos menores de idade, é necessário também o RG e o CPF do responsável legal.
Cerrado News/ Agência Brasil
Ingredientes para preparar a bebida podem ser encontrados no Fort Atacadista e no Comper O…
Imunização contra doença é feita, principalmente, por meio da vacina pentavalente para crianças até 6…
Quem não conseguiu concluir as etapas da Educação Básica na idade adequada já pode solicitar…
“Projeto Alegria e Movimento” promove aulas de ritmos, ginástica funcional e pilates para todas as…
Essa conquista é fruto de trabalho em equipe da secretaria e de muita dedicação e…
Veja dicas para aproveitar ao máximo os quitutes desta época do ano As festas juninas…