Idosos se formam, pela internet, na Universidade do Envelhecer — Foto: Maria de Lourdes Fernandes/Arquivo pessoal A Universidade do Envelhecer (UniSER) – projeto de extensão oferecido pela Universidade de Brasília (UnB) – está com 400 vagas abertas para o curso de Educador Político Social em Gerontologia. A capacitação é gratuita. O prazo para fazer a inscrição termina em 22 de julho .
Podem participar pessoas maiores de 45 anos , mesmo sem vínculo anterior com a universidade. As aulas começam no dia 16 de agosto, pela internet (veja detalhes abaixo ), devido às medidas de prevenção à pandemia do novo coronavírus. O curso tem duração de três semestres (1 ano e meio).
A lista com os nomes dos selecionados será publicado no dia 30 de julho, no site da UniSER . Para fazer a matrícula, o candidato deverá enviar um e-mail (pedagogicouniser@gmail.com) com os seguintes documentos:
Cópia do RG e do CPF Cópia do comprovante de residência Uma foto 3×4 com fundo branco Aulas online Os estudantes terão aulas online de segunda à sexta-feira, das 14h às 18h. Segundo os organizadores, é possível que também sejam realizadas atividades extracurriculares aos fins de semana.
Ao final, os alunos que tiveram pelo menos 75% de presença nas aulas receberão um certificado de conclusão de curso.
Ainda segundo a coordenação do projeto, ainda não há previsão de quando as atividades serão presenciais, no entanto, caso seja possível o retorno, as aulas “ocorrerão na cidade escolhida pelo aluno no ato de inscrição”. No formulário online, as vagas estão distribuídas da seguinte forma:
Polo Estrutural: 100 vagas Polo Planaltina: 100 vagas Polo Asa Sul: 100 vagas Polo Gama: 100 vagas Psicóloga garante que voltar a estudar na terceira idade faz bem à saúde e a auto-estima
Conheça a Universidade A Universidade do Envelhecer (UniSER) é um programa de extensão da Universidade de Brasília. A iniciativa foi criada em 2015 e já formou mais de 800 idosos.
“A Uniser/UnB visa fomentar ações educativas e integrativas que ampliem as capacidades e habilidades na vida adulta e dos idosos, com foco na saúde, esporte, lazer, arte, direito, política e cultura, de maneira a contribuir para o desenvolvimento humano social”, explicam os fundadores.