Uso excessivo de cigarro durante a pandemia alerta para o câncer de pulmão

Ao menos 34% dos tabagistas indicam que passaram a fumar mais. Além de ser fator de risco para sintomas graves da Covid-19, hábito é o principal responsável pelo surgimento de tumores pulmonares

De acordo com o Ministério da Saúde 85% dos casos de câncer de pulmão está ligado ao tabagismo, diante da pandemia do novo coronavírus o uso da nicotina aumentou entre os adeptos. Segundo estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 34,3% dos entrevistados que se declararam fumantes passaram a consumir mais cigarros por dia durante o período de isolamento social: 22,8% aumentaram em dez, 6,4% em até cinco e 5,1% em 20 ou mais cigarros. Foram ouvidos 44.062 brasileiros, de ambos os sexos, de todos os níveis de escolaridade e de todas das faixas etárias a partir de 18 anos.

Para o oncologista clínico Bruno Ferrari,o aumento do tabagismo está relacionado à ansiedade gerada pelo momento inédito na história recente da saúde. “O consumo de cigarros é um problema de saúde pública que não pode ser ignorado, é preciso reforçar a mensagem de que precisamos superar essa batalha contra a Covid-19 sem deixar de lado outros cuidados com o nosso corpo. A luta contra o tabagismo não pode ser abandonada, sob o risco de termos não apenas uma onda de aumento na incidência de neoplasias malignas, entre eles o câncer de pulmão – que tem íntima relação com este hábito nada saudável – além de ao menos outros 12 tipos de tumores”, explica.

No Brasil, mais de 30 mil pessoas devem ser diagnosticadas com a doença em 2020, conforme levantamento do Instituto Nacional de Câncer. Os dados são preocupantes e reforçam a relevância das campanhas de combate ao fumo voltadas à conscientização sobre as mortes evitáveis decorrentes do consumo de cigarros. A exemplo disso, o Instituto Oncoclínicas – iniciativa do corpo clínico do Grupo Oncoclínicas para promoção à saúde, educação médica continuada e pesquisa – lança no Dia Nacional de Combate ao Fumo (29/08) uma ação para alertar sobre a importância de combater o tabagismo como forma efetiva de prevenção contra o câncer de pulmão e outros tipos de tumores malignos. A iniciativa trará uma abordagem positiva nas redes sociais mostrando os benefícios sentidos pela pessoa que para de fumar.

Wallace Franck de 21 anos que fuma desde os 18 afirma ter aumentado o consumo de tabaco na quarentena, “Antes eu fumava apenas quando bebia em alguma festa, hoje não estou frequentando muitas mas me sinto muito ansioso por conta da situação que estamos vivendo e por estar passando por alguns problemas financeiros em decorrência da pandemia, essa ansiedade está me fazendo querer fumar mais, acredito que eu me sinta mais aliviado, e sei  o quanto isso pode me fazer mal e um futuro próximo mas é difícil parar.”Conclui.

O tumor de pulmão e o tipo de doença oncológica que mais mata no mundo desde 1985, ocupa o terceiro lugar como o mais comum entre os homens e o quarto entre as mulheres. A incidência global pode chegar a 1.8 milhão de novos casos por ano, com 1.6 milhão de mortes, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Dicas para parar de fumar:

Água: sempre que pensar em acender um cigarro, tome um copo d’água.

Alimentação: Fazer mais refeições menores ao longo do dia ajuda a combater a ansiedade.

Atividades terapêuticas e físicas: Adicione na sua rotina atividades de que você gosta e que o coloquem em contato consigo mesmo além de exercícios , que ajudem a controlar o peso e liberam serotonina e endorfina.

Economia: Todos os dias, guarde o dinheiro que você gastaria com o cigarro e o conte ao final de cada semana para ver quanto economizou.

Pontos positivos: Preste atenção nos ganhos que você vai adquirir ao parar. Quando você para de fumar, seu olfato e seu paladar melhoram, você respira melhor e sua pele fica mais bonita. 

Chicletes: Gomas de mascar podem ser aliadas na hora em que bate a ansiedade. Prefira as sem açúcar.
Companhia: Evite ficar no mesmo ambiente com pessoas que fumam, comunicando a elas que você está no processo de parar. Se alguém na sua casa fuma, vale a pena tentar incluir essa pessoa na luta contra o cigarro. Vocês podem ajudar.

*Redação Cerrado News/
Cerrado News

Postagens Recentes

Sabor tradicional da festa junina, quentão pode ser feito com cachaça ou vinho

Ingredientes para preparar a bebida podem ser encontrados no Fort Atacadista e no Comper O…

5 meses ago

Ásia e Europa têm surto de coqueluche e vacinação deve ser reforçada

Imunização contra doença é feita, principalmente, por meio da vacina pentavalente para crianças até 6…

5 meses ago

Seduc abre matrícula para Educação de Jovens e Adultos

Quem não conseguiu concluir as etapas da Educação Básica na idade adequada já pode solicitar…

5 meses ago

Casa da Cultura Mestre Sabá e Casa da Melhor Idade se unem em projeto, no Parque Ecológico de Valparaíso

“Projeto Alegria e Movimento” promove aulas de ritmos, ginástica funcional e pilates para todas as…

5 meses ago

Inaugurada Sala de Audiência do PROCON, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

Essa conquista é fruto de trabalho em equipe da secretaria e de muita dedicação e…

5 meses ago

Brasilienses seguem tradição dos Arraiais durante todo o inverno

Veja dicas para aproveitar ao máximo os quitutes desta época do ano As festas juninas…

5 meses ago