Ciclos do universo feminino, a menopausa
A menopausa é um acontecimento normal na vida das mulheres e é definida como a última menstruação costuma ocorrer por volta dos 51 anos mas pode ocorrer antes dos 40 anos e acomete cerca de 1% das mulheres sendo conhecida como menopausa precoce.
A menopausa é um período marcante na vida das mulheres. Depois de um ciclo de transição, chamado de climatério, chegam ao fim a menstruação e gradualmente a produção dos hormônios femininos. Essa mudança tem impacto na saúde, no humor, na vida sexual, no sono e na forma como cada mulher se vê.
De acordo com a Dra. Juliana Guirello que é ginecologista e obstetra a menopausa é um acontecimento normal na vida das mulheres e costuma ocorrer por volta dos 51 anos mas pode ocorrer antes dos 40 anos e acomete cerca de 1% das mulheres sendo conhecida como a menopausa precoce.
A costureira Marcela Fonseca, de 49 anos, conta sua experiência com esta etapa da vida feminina.“ Tive uma menopausa precoce, aos 42 anos. Não estava esperando, não foi aquele processo de a menopausa chegar devagar, a minha foi de repente. Em três meses, passei a sentir muito calor, de não aguentar, fiquei de mau humor e a vontade de namorar era zero. Não fiz reposição hormonal, mas agora já me acostumei. E hoje posso dizer que está tudo bem, continuo gostando de sair, de paquerar e ser paquerada. O meu desejo sexual não é o mesmo hoje priorizo o valor da relação e não o sexo. Tenho a cabeça muito jovem e continuo assim depois da menopausa.” Madalena afirma que a menopausa precoce chegou em sua vida depois de uma cirurgia de retirada dos ovários e do útero.
Juliana explica os primeiros sinais da menopausa precoce que incluem irregularidade menstrual e diminuição do fluxo. Esses sinais não são muito claros para as mulheres que fazem uso de pílula anticoncepcional. A menopausa precoce pode ocorrer também por diversos motivos como causas genéticas, quimioterapia, cirurgia no ovário, medicamentos para acne, cistos no ovário e doenças autoimunes.
Além de que a idade da menopausa está relacionada com a idade com que a mãe e as irmãs da mulher entraram na menopausa e não com a 1ª menstruação.
A ginecologista aconselha praticar exercícios físicos regularmente para melhorar os “calores” causados pela menopausa. Os exercícios também contribuem para a melhora dos sintomas psicológicos da menopausa, como depressão e alterações do humor. Reduzir o consumo de bebidas que contenham cafeína e álcool, assim como evitar o consumo de comidas apimentadas, também melhora as ondas de calor. E não esquecer de dormir bem, faz diferença. “7 a 8 horas por dia é uma necessidade”, explica o ginecologista. Então não tem negociação, comece a ter a noite de sono que você merece. Além de haver tratamentos como a terapia de reposição hormonal indicada com frequência para o alívio dos sintomas e consiste na reposição dos hormônios que a mulher deixou de produzir, os estrogênios, mas o tratamento é indicado para mulheres acima de 49 anos.
O sintomas da menopausa incluem:
- Irregularidade menstrual
- Ondas de calor. Essas ondas costumam durar poucos minutos
- Insônia, depressão, falta de memória, variação de humor
- Secura, coceira ou mesmo desconforto vaginal
- Ganho de peso
- Diminuição da libido.
A ginecologista finaliza xô estresse! Viver estressada também influencia na sua produção hormonal, parece besteira, mas manter uma vida tranquila e fugir de situações estressantes pode ajudar.
Redação CerradoNews/