Hemocentro de Brasília está com estoque baixo de sangue e precisa de doações
Serviço deve ser agendado pelo site ou telefone 162. Tipos AB negativo e A positivo estão em menor nível.
A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) está com baixo estoque de sangue e precisa de doações. Dos oito tipos sanguíneos, apenas o B positivo está em nível adequado, segundo levantamento divulgado pela instituição nesta quarta-feira (1°).
Já os tipos AB negativo e A positivo estão com baixo estoque (veja imagem abaixo). Os grupos O positivo, O Negativo, AB positivo e A e B negativo apresentam situação regular. Uma bolsa de sangue é capaz de salvar até quatro vidas.
Por causa da pandemia de Covid-19, os doadores devem agendar atendimento por meio do site ou pelo telefone 160, opção 2. Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, deve consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar.
A chefe da seção do Ciclo do Doador do FHB, Anne Ferreira, explica que, nessa época do ano, devido à seca e ao frio, as doações costumam ser menores.
“É importante reforçar que a doação de sangue deve ser constante, porque a necessidade na rede de saúde não para”, afirmou.
Anne afirma que a doação não precisa ser anual e que homens podem doar até quatro vezes por ano. No caso das mulheres, o número cai para três.
Importância de doar
O estudante Luís Felipe Santos doa sangue há oito anos. Ele conta que, toda vez que completa aniversário, vai ao Hemocentro contribuir. Porém, como gostou do serviço, ampliou o número de idas.
“Atualmente, doo sangue de duas a três vezes por ano. Considero super importante doar. Além disso, lá [no Hemocentro] é um local super seguro e que segue os protocolos de segurança contra a pandemia”, comentou.
Diagnosticada com lúpus, a estudante Jéssica Soares conta que já sofreu uma hemorragia e precisou de doação de sangue. Quando teve o problema, ela disse que os estoques estavam baixos, mas conseguiu ser atendida.
“Depois disso, percebi a importância de doar sangue”, disse.
Ela reforça que teve a vida salva por causa do serviço do Hemocentro e pede para que todas contribuam. “Esse ato pode ser a única esperança de alguém e não vai fazer falta para quem doar”, afirmou.
Pessoas que tiveram Covid-19
Quem foi infectado pelo novo coronavírus deve aguardar 30 dias após o desaparecimento completo dos sintomas. Pessoas em contato com casos suspeitos ou confirmados precisam esperar 14 dias, desde o último contato.
Já os doadores que receberem a vacina contra a Covd-19 precisam esperar os seguintes prazos para doar sangue:
- Coronavac – produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac: 48 horas após cada dose
- Oxford – da farmacêutica AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford: sete dias após cada dose
- Pfizer – feita pela farmacêutica norte-americana Pfizer, em parceria com o laboratório BioNTech: sete dias após cada dose
Critérios para doação de sangue
- Ter entre 16 e 69 anos de idade
- Pesar mais de 51 kg
- Estar em bom estado de saúde
- Estar bem alimentado
- Evitar alimentos gordurosos e derivados do leite pelo menos 3 horas antes da doação
- Não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação
- Beber bastante água 24 horas antes de doar
O doador menor de idade deve apresentar o formulário de autorização e uma cópia do documento de identidade, com foto, do pai, mãe ou responsável. Já os idosos precisam ter realizado, pelo menos, uma doação de sangue antes dos 61 anos
É obrigatório apresentar documento de identificação oficial com foto, em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade.
Pessoas com sintomas gripais (febre, tosse, irritação ou dor de garganta) devem aguardar 14 dias após o desaparecimento completo desses sinais para se candidatar à doação de sangue.
Cerrado news G1