IFB oferece 2,3 mil vagas para processo seletivo 2022 a partir desta segunda-feira
Há oferta de cursos nas 10 unidades do instituto. Inscrições são online e gratuitas.
O Instituto Federal de Brasília (IFB) lançou o edital para o processo seletivo 2022/1, com mais de 2,3 mil vagas em cursos gratuitos. As inscrições são online e podem ser feitas a partir das 8h desta segunda-feira (13).
- Clique aqui para se inscrever
Os cursos são para as dez 10 unidades do IFB: Brasília, Ceilândia, Estrutural, Gama, Planaltina, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Samambaia, São Sebastião e Taguatinga. O início das aulas está previsto para 4 de abril de 2022.
LEIA TAMBÉM
- NOVO ENSINO MÉDIO: escolas do DF se preparam para implementar novo modelo em 2022
- NOVO ENSINO MÉDIO: 2022 começa de forma desigual nas escolas do país
O IFB oferece cursos técnicos nas modalidades Integrado (Ensino Médio), Subsequente (ou pós-médio), Ensino Integrado a Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e Concomitante em Regime de Alternância (para estudantes do Ensino Médio da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno).
Como se inscrever?
Para realizar a inscrição, o candidato deve acessar o endereço eletrônico e fazer o login usando seu CPF e senha, caso seja cadastrado. Se não for cadastrada, a pessoa precisa clicar em “Criar uma conta” e registrar as informações solicitadas.
Com o cadastro ativo, o candidato deve acessar o sistema de inscrição e clicar em “Inscrições Abertas” e na modalidade do curso. Em seguida, escolher o curso e o turno para o qual deseja concorrer à vaga.
A seleção final será feita por sorteio eletrônico. A previsão da publicação do resultado e a convocação para matrícula em 1ª chamada será em 11 de fevereiro.
Durante o período de inscrição, de cancelamento e de efetivação de novas inscrições, os candidatos que não têm acesso à internet podem usar os computadores dos campi do IFB .
Inscrições para Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio Presencial
Para esta modalidade, podem se inscrever estudantes que acabaram de concluir o 9º ano do Ensino Fundamental e que vão ingressar no ensino médio. É preciso ter menos que 18 anos.
- Cursos: Informática, Eventos, Eletrônica, Segurança do Trabalho, Alimentos, Química, Manutenção Automotiva, Meio Ambiente, Agropecuária, Produção de Áudio e Vídeo, Cozinha, Hospedagem, Controle Ambiental, Design de Móveis, Administração, Desenvolvimento de Sistemas Educacionais e Eletromecânica
- Campi: Brasília, Ceilândia, Estrutural, Gama, Planaltina, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Samambaia, São Sebastião e Taguatinga
- Vagas: 896
Inscrições para Técnico Integrado ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)
Nesta modalidade, podem se inscrever estudantes com mais de 18 anos, que tenham concluído o ensino fundamental e que não tenham o ensino médio.
- Cursos: Meio Ambiente, Administração, Produção de Áudio e Vídeo, Restaurante e Bar, Edificações, Secretariado e Artesanato
- Campi: Estrutural, Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, São Sebastião e Taguatinga
- Vagas: 320
- Para saber mais sobre o curso técnico na modalidade Proeja, clique aqui.
Inscrições para Curso Técnico Subsequente (presencial)
Podem se inscrever estudantes que já concluíram o ensino médio.
- Cursos: Eventos, Desenvolvimento de Sistemas, Administração, Serviços Públicos, Equipamentos Biomédicos, Eletrônica, Manutenção Automotiva, Logística, Agropecuária, Produção de Áudio e Vídeo, Gastronomia, Panificação, Controle Ambiental, Edificações, Secretaria Escolar, Secretariado, Desenvolvimento de Sistemas Educacionais, Eletromecânica, Manutenção e Suporte de Informática e Vestuário
- Campi: Brasília, Ceilândia, Estrutural, Gama, Planaltina, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Samambaia, São Sebastião e Taguatinga
- Vagas: 1.044
- Para saber mais sobre o técnico subsequente, clique aqui.
Inscrições para Curso Técnico Subsequente (a distância)
Podem se inscrever pessoas que concluíram o ensino médio.
- Cursos: Eventos e Segurança do Trabalho
- Campus: Brasília e Ceilândia
- Vagas: 95
Inscrições para Curso Técnico subsequente e concomitante (em regime de alternância)
Podem se inscrever pessoas que moram na área rural e/ou tem o ensino médio completo (subsequente), ou estão cursando o ensino médio (concomitante).
- Curso: Agroindústria
- Campus: Planaltina
- Vagas: 50
- Para saber mais sobre o concomitante e regime de alternância, clique aqui.
Cerrado News/Agência Brasil