Laboratório de tecnologia abre 450 vagas para cursos de robótica gratuitos em cinco cidades de Goiás
Aulas são voltadas para pessoas entre 12 e 20 anos e serão ofertadas no formato híbrido, totalmente online ou totalmente presencial, conforme escolha do aluno. Inscrições vão até sábado.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/v/v/8ANORlQKG82xWTwodo4w/curso-robo.jpg)
Os laboratórios de tecnologia do projeto Include estão com 450 vagas abertas para cursos de robótica em Goiás. A capacitação é gratuita e envolve temas como programação, eletrônica, sensores, mecânica, empreendedorismo e internet das coisas (IoT). As inscrições vão até sábado (28).
O cadastro foi disponibilizado na quarta-feira (26) e pode ser realizado por meio do site do programa. Para participar, é necessário ter de 12 a 20 anos, ser estudante de escola pública ou bolsista em escola particular e residir na cidade em que o laboratório escolhido se encontra.
As vagas são destinadas às unidades localizadas em Goiânia, Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Luziânia e Valparaíso de Goiás (confira os endereços abaixo). Foram disponibilizadas 75 vagas para cada cidade.
Conforme a Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), no caso do número de inscritos aptos ser maior que o número de vagas, a classificação será feita por ordem de inscrição.
A Sedi informou as aulas estão previstas para começarem no dia 30 de agosto e irem até o final de dezembro. No entanto, o dia da conclusão das turmas ainda não foi definido. Os estudantes vão poder escolher entre o formato híbrido, online ou presencial.
Programa
O Include é uma parceria do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, com o Instituto Campus Party (ICP). De acordo com a Sedi, o programa tem o intuito de inserir jovens de comunidades carentes nos ambientes digitais e abrir oportunidades para estudos e mercado de trabalho.
Os Includes são instalados em comunidades de baixa renda e oferece à população, gratuitamente, cursos com metodologia e linguagem de software e hardware.
Unidades em Goiás:
- Goiânia: Colégio Estadual Joaquim Edson de Camargo e Centro de Educação Comunitária de Meninos e Meninas (Cecom)
- Alto Paraíso de Goiás: Associação Comunitária da Vila de São Jorge (Asjor )
- Cavalcante: Colégio Estadual Elias Jorge Cheim
- Luziânia: Instituto Federal de Goiás em Luziânia
- Valparaíso de Goiás: Casa da Cultura Mestre Sabá
Cerrado news/G1