Mesmo sem festa, carnaval 2022 no DF terá dois dias de ponto facultativo
Funcionalismo público está dispensado do trabalho na segunda-feira, 28 de fevereiro, e terça,1º de março. Recesso vai até 14h de quarta.
Mesmo sem festas públicas ou privadas, o carnaval de 2022 será ponto facultativo para o funcionalismo público do Distrito Federal. O recesso acontece na segunda e na terça-feira, 28 de fevereiro e 1º de março, e o retorno às atividades está marcado para as 14h de quarta-feira, 2 de março.
Como o carnaval não é feriado – exceto se estiver previsto em lei estadual ou municipal, a segunda e a terça-feira, além da Quarta-Feira de Cinzas, podem ou não ser definidas como pontos facultativos no serviço público. Muitas empresas privadas também optam por liberar seus funcionários, já que a festa é considerada uma das mais populares no país.
No entanto, este ano, em alguns estados, como a Bahia, por exemplo, não haverá ponto facultativo. Já no Rio de Janeiro e em São Paulo, é ponto facultativo.
Em Brasília, eventos privados e blocos de rua seguem vetados. A decisão foi tomada na primeira quinzena de janeiro, por causa do aumento de casos de Covid-19, com a variante ômicron, além dos casos de gripe (saiba mais abaixo).
Folia cancelada no DF
No início do mês de janeiro, em meio à alta de contágio dos casos de Covid-19 e Influenza (gripe) em Brasília, o governador Ibaneis Rocha (MDB) confirmou o cancelamento dos eventos públicos e privados do Carnaval 2022. A redação o chefe do Executivo disse, à época, que a decisão era “prudente”, por causa da pandemia.
A suspensão da folia segue às decisões de outras capitais, como Recife, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro, que também decidiram cancelar as festas de rua.