Primeiro caso de reinfecção de Covid-19 é registrado no mundo
Chinês recebeu alta após ser curado do vírus em abril, mas testou positivo novamente após retornar de uma viagem da Espanha
Um chinês de 33 anos, morador de Hong Kong, se tornou o primeiro caso de reinfecção de Covid-19 no mundo. O homem recebeu alta após ser curado do vírus em abril, mas, no início de agosto, testou positivo novamente após retornar de uma viagem da Espanha.
Segundo as autoridades sanitárias da cidade, a princípio, pensou-se que ele poderia ser um “portador persistente” do vírus, mantendo o agente em seu corpo desde a infecção anterior.
No entanto, os cientistas afirmaram que as sequências genéticas das cepas de vírus contraídas pelo homem em abril e agosto são “claramente diferentes”. Essa descoberta pode ser um retrocesso para quem baseia sua estratégia contra a pandemia na suposta imunidade obtida após a transmissão da doença.
A líder da resposta à pandemia da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, comentou o caso nesta segunda-feira, durante coletiva de imprensa. “Não precisamos tirar conclusões precipitadas, mesmo que este seja o primeiro caso de reinfecção documentado”.
Ela acrescentou que embora a reinfecção seja possível, porque em outros Coronavírus a resposta imune decai após um período, ainda não há estudos conclusivos quanto à duração da imunidade ao Sars-CoV-2. Segundo Maria, pesquisas longitudinais – em que os mesmos participantes são analisados ao longo do tempo – mostraram forte resposta imunológica que permanece sem quedas até o momento.
Da Redação Cerrado News