Secretaria de Meio Ambiente constrói aceiro para contenção às queimadas em torno da unidade de conservação do Parque Ecológico
Aceiros evitam a propagação de fogo em períodos de estiagem
A Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás, por meio de sua Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, trabalha para preservação da diversidade ambiental, os biomas, fauna, flora e todas riquezas naturais da cidade.
Para proteger a unidade de conservação do Parque Ecológico, a Secretaria de Meio Ambiente construiu um aceiro para contenção das queimadas neste período de estiagem. “Realizado para prevenção de queimadas, ele é feito por meio de ferramentas ou tratores, raspa-se uma área da vegetação de forma que fique uma área de isolamento entre as vegetações, evitando a passagem do fogo”, frisou o titular da pasta, Tadeu Martins.
O aceiro é de fundamental importância, porque reduz as chances de propagação do fogo na mata. “Quando feito preventivamente evitamos inúmeros danos causados por queimadas, como: empobrecimento do solo, morte de animais silvestres, poluição, destruição de redes elétricas, acidentes com pedestres e agravamento de problemas respiratórios”, finalizou Tadeu.
A previsão é que o trabalho se estenda para outros postos críticos do município, com o intuito de conscientizar os valparaisenses sobre as consequências das queimadas criminosas, para a vida dos seres humanos e da Terra.
Cerrado News/*Com as informações da Ascom-PMVG