Você é refém do medo? Entenda os sintomas e como melhorar o sofrimento
Nessa obra, lançada pela Literare Books International, o leitor encontra não apenas métodos para praticar no seu dia a dia e afugentar o medo, mas também palavras, situações, experiências que levarão a refletir sobre a necessidade de mudança comportamental para construir um emocional mais equilibrado
É comum as pessoas relatarem que sentem medo e isso é altamente saudável. Na maioria das vezes, não sabemos como lidar com ele. Para falar sobre isso, Suzana Lyra, lança o livro “Refém do medo: identificando sintomas, melhorando o sofrimento e quebrando preconceitos”.
Suzana é neuropsicóloga especialista em comportamento e aborda os medos e sobre como é preciso mudar as reações diante dos obstáculos para poder enfrentá-los com mais segurança e, assim, assumir o controle da sua vida e aproveitar com mais qualidade e entusiasmo as oportunidades que surgirão à frente.
Alguns sentimentos como angústia, frustração, depressão e ansiedade decorrem do medo. Segundo a autora, é necessário perder o medo, superar empecilhos, melhorar a percepção, sentir prazer, transmitir satisfação, alegria, tolerar frustrações, enfrentar os desafios, conquistar e aproveitar as oportunidades e curtir a vida da melhor maneira possível, afinal, tudo isso só pode existir se houver uma escolha.
E, para inibir o medo, é preciso se manter na busca do seu objetivo, transformando sempre cada erro, temor ou crise em oportunidade. “Se der certo, ótimo. Se der errado, aprenda. Não se lamente. O importante é não se sentir paralisado. É preciso sair da zona de conforto e ir em frente!”, diz Suzana em um trecho do seu livro e complementa: “é preciso conhecer primeiro a si, depois compreender o que causou e quanto cada um valoriza esse medo. A valorização do medo pode fazer a diferença na sua vida”.
Nessa obra, lançada pela Literare Books International, o leitor encontra não apenas métodos para praticar no seu dia a dia e afugentar o medo, mas também palavras, situações, experiências que levarão a refletir sobre a necessidade de mudança comportamental para construir um emocional mais equilibrado, controlando seus pensamentos e, desse modo, poder aproveitar melhor a vida.
Toda a narrativa do livro visa o autoconhecimento de quem a lê e é ilustrada com a experiência de anos na área de neuropsicologia da autora.
Dicas de como se livrar:
- Não deixei o medo pautar a sua vida, tome você as decisões daqui para frente! Todos sentimos medo em algum momento da vida, isso é normal, o problema vem quando ele passa a ser maior do que todas as nossas vontades.
- Você não pode deixar que o medo te impeça sempre te tentar ou que coloque empecilhos em seus sonhos. Seja mais forte do que os receios dentro de você e siga sempre em frente. Vale a pena lutar pelo que queremos, vale a pena ver as nossas vontades realizadas!
- Sei que o medo pode te causar estranhas sensações e te impedir de muitas coisas. Mas, por menos que seja, arrisque-se! Dê um passo de cada vez e vá tentando até conseguir. Tenho certeza de que quando menos esperar não sentirá mais medo de tentar!
- Por mais que o medo tenha te impedido mais uma vez, não fique triste! Sabe por quê? Isso vai te ajudar a aprender e a lidar com ele, a amadurecer e a ser mais forte em suas decisões. Não haverá próxima vez e o medo não será mais constante em sua vida.
- O medo não é nada além daquela voz chata que fica te dizendo que você não é capaz. Confie em si mesmo e não duvide de sua capacidade nem por um minuto! Você quer e você vai conseguir. Ignore o medo!
Redação CerradoNews/Com informações literabooks